A Ambipar (AMBP3) protocolou nesta segunda-feira (20) um pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, em meio a uma grave crise financeira e ao risco de vencimento antecipado de dívidas bilionárias. A decisão foi tomada em caráter de urgência pelo conselho de administração da companhia e inclui suas afiliadas, entre elas a Ambiental ESG Participações.
No mesmo comunicado, a empresa anunciou que a subsidiária Ambipar Emergency Response iniciou um processo de falência nos Estados Unidos sob o Capítulo 11, mecanismo previsto na legislação norte-americana para permitir a reorganização de empresas em crise. A medida ocorre após a descoberta de irregularidades na contratação de operações de swap pela antiga diretoria financeira e a renúncia repentina do então diretor financeiro, João de Arruda, em setembro. Desde então, o cargo passou a ser ocupado por Ricardo Garcia, que também responde pela área de Relações com Investidores.
Segundo a Ambipar, esses episódios abalaram a confiança do mercado e levaram parte dos credores a exigir a antecipação dos pagamentos das dívidas, pressionando ainda mais o caixa da companhia. O movimento se intensificou após uma operação de crédito com o Deutsche Bank, que passou a requerer garantias adicionais e provocou forte consumo dos recursos disponíveis em poucos dias.
A deterioração do cenário financeiro provocou um colapso no valor de mercado da Ambipar. As ações da companhia, que chegaram a integrar nove índices da B3, despencaram de mais de R$ 10 no fim de setembro para R$ 0,58 no fechamento do pregão desta segunda-feira — uma desvalorização superior a 90% em menos de um mês.
A recuperação judicial busca garantir fôlego para a reestruturação do grupo, que enfrenta um ambiente de forte desconfiança entre investidores e credores. O processo no Brasil corre em paralelo ao Capítulo 11 nos Estados Unidos e faz parte de uma estratégia coordenada para preservar ativos, renegociar passivos e tentar manter a operação enquanto a empresa busca alternativas para reverter a crise.