Hyundai Kona inicia vendas no Brasil

Três meses depois do lançamento, Hyundai Kona chega às revendas da Caoa no Brasil

Três meses depois do início da pré-venda, a Caoa anuncia a chegada do Hyundai Kona à rede de concessionários no País. O crossover desembarca da Coreia do Sul, onde é produzido, nas versões híbrida (HEV) e elétrica (EV). Mas o que realmente chama a atenção neste início de vendas físicas nas lojas são os novos valores. Enquanto o Kona HEV baixou de R$ 209.990 para R$ 169.990, o Kona EV caiu a tabela de R$ 289.990 para R$ 219.990.

Ou seja, o Hyundai Kona híbrido está R$ 40.000 mais barato, e passa a ser o modelo do tipo mais acessível do País - abaixo do Toyota Corolla Cross. E, no caso do Kona Elétrico, a redução chega a R$ 70.000. O que torna o modelo um dos carros elétricos mais acessíveis em seu segmento, que tem, por exemplo, o Peugeot e-2008 por R$ 259.990. Segundo a Caoa, os valores baixaram "face ao cenário econômico e valorização do real perante o dólar".

Hyundai Kona tem tamanho de VW T-Cross

Mesmo com segunda geração já revelada lá fora, o Hyundai Kona chega ao Brasil para concorrer com híbridos como Corolla Cross e o primo Kia Niro, por exemplo. Entretanto, em tamanho, tem porte de SUV compacto, como o VW T-Cross. São 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O crossover estreou na Coreia do Sul em 2017 e, na versão EV, é o primeiro carro a bateria da Hyundai no País.

Hyundai Kona Hybrid faz quase 20 km/l

Um dos destaques do crossover é o baixo consumo de combustível. Segundo a Caoa, o Kona HEV tem Nota "A" no Inmetro e consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade com gasolina, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). Dessa forma, o modelo é mais econômico que o Corolla Cross híbrido flex, que tem médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na mesma ordem.

O Kona Hybrid combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e outro a gasolina, como no Kia Niro. Assim, o 1.6 GDI de injeção direta gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque máximo, enquanto o motor elétrico fornece 43,5 cv e 17,3 mkgf. Por fim, o conjunto híbrido gera um total de 141 cv e 27 mkgf de torque com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Kona elétrico roda até 252 km por carga

Por sua vez, o Kona EV utiliza um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e 40,3 mkgf de torque máximo. O conjunto inclui um pacote de baterias de 39,2 kWh, o que, segundo o Inmetro, fornece autonomia de 252 km. Por dentro, a versão elétrica é mais moderna e traz itens como freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O multimídia é o mesmo do Creta, com tela de 10,25".

O crossover, aliás, capricha na lista de equipamentos e vem de fábrica com faróis full LEDs, Head-Up display e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com alerta de colisão frontal. O pacote de recursos semiautônomos tem assistente de saída e manutenção de faixa, há sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, além de sete airbags.

Diogo de Oliveira