Anfavea indica queda na produção e venda de veículos em setembro

Os números revelam que as montadoras do país produziram 8% a menos de veículos em setembro

A produção e as vendas de veículos no Brasil registraram queda em setembro em comparação com agosto, de acordo com informações divulgadas pela Anfavea nesta sexta-feira (6).

Os números revelam que as montadoras do país produziram 8% a menos de veículos em setembro, totalizando 208,9 mil unidades. As vendas alcançaram 97,7 mil veículos novos, uma diminuição de 4,8% em relação a agosto.

As exportações de veículos montados em setembro também apresentaram uma queda de 3,9% em relação ao ano anterior, com um total de 27,4 mil unidades. Nos primeiros nove meses do ano, as exportações registraram uma redução de 11,2%. Por outro lado, a Anfavea observa que os licenciamentos de veículos importados tiveram um aumento de 23,7% em 2023, impulsionados principalmente pelos veículos híbridos e elétricos. Em setembro, as vendas de carros elétricos e híbridos totalizaram mais de 8.460 unidades. No mesmo período de 2022, esses modelos registraram 6.388 unidades vendidas, representando uma redução de 32,4% em relação ao mês passado. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) também divulgou os números de emplacamentos referentes a setembro.

Enquanto em agosto o VW Polo havia ficado atrás do Chevrolet Onix em termos de emplacamentos, em setembro o hatch da Volkswagen conseguiu ultrapassar seu concorrente.

Dentro da categoria de veículos leves, o Polo obteve 9.515 emplacamentos no mês e um total de 71.927 emplacamentos acumulados no ano.