Confira 8 ações que pagam dividendos para comprar ainda em 2023

Na última revisão do ano, os analistas fizeram mais que o dobro de alterações nas carteiras recomendadas de dividendos

Na esteira do otimismo com a Bolsa, o índice de dividendos (Idiv) fechou em alta de 10,7% em novembro, alcançando 8.488 pontos. A valorização acumulada em 2023 subiu para 18,6%, superando os 16% do Ibovespa.

Na última revisão do ano, os analistas fizeram mais que o dobro de alterações nas carteiras recomendadas de dividendos comparado ao mês anterior.

A Vale (VALE3) se destacou entre as preferências, presente em sete dos dez portfólios. CPFL Energia (CPFE3) e Engie (EGIE3) retornaram aos destaques, cada uma com quatro indicações, substituindo Cemig (CMIG4) e Copel (CPLE6).

Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3) e Petrobras (PETR4) ocuparam a segunda posição no ranking das mais citadas, com cinco recomendações cada.

Itaú Unibanco (ITUB4) e Telefônica Brasil (VIVT3) também foram recomendadas, com quatro indicações cada. Após os resultados do terceiro trimestre, a avaliação da BB Investimentos foi predominantemente positiva para o setor de ações cíclicas.

Para as companhias ligadas às commodities e ao mercado externo, a percepção foi mais neutra.

Quanto ao mercado acionário, a corretora observou que o forte fluxo de capital estrangeiro em novembro, ligado aos juros nos EUA, é positivo, mas suscetível às variações dos indicadores econômicos americanos, podendo impactar a disposição para o risco.