Pão de Açúcar espera levantar R$ 1 bilhão com emissão de novas ações

Segundo o Grupo Pão de Açúcar, “os recursos obtidos serão empregados na redução do endividamento da companhia”

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), proprietário das redes Pão de Açúcar e Extra, anunciou no domingo (10/12) que planeja realizar uma oferta pública inicial de ações, estimada em aproximadamente R$ 1 bilhão. A empresa comunicou ao mercado que essa iniciativa visa aprimorar seu desempenho operacional.

O principal intuito do GPA com essa ação é obter recursos adicionais para aumentar sua flexibilidade financeira, visando impulsionar um novo ciclo de crescimento. A empresa esclareceu que essa potencial oferta faz parte de um plano mais amplo de otimização da sua estrutura de capital, que já incluiu a venda de ativos não essenciais, como a sua participação de 34% na Cnova N.V. e os esforços para vender sua fatia de 13,3% na Almacenes Éxito.

O GPA também informou que, caso a oferta de ações se concretize, os recursos arrecadados serão usados para reduzir o endividamento da empresa, diminuindo assim sua alavancagem financeira. Adicionalmente, o grupo convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 11 de janeiro de 2024, na qual se discutirá, entre outros assuntos, o aumento do capital autorizado para até 800 milhões de ações ordinárias e a eleição de uma nova chapa para o Conselho de Administração.

A nova chapa proposta para eleição resulta de um acordo entre a gestão da companhia e seu principal acionista, o grupo Casino Guichard Perrachon.