O investimento mais estranho de Warren Buffett

A empresa do lendário investidor Warren Buffett, a Berkshire Hathaway, possui cerca de 93 milhões de ações da Paramount

A empresa do lendário investidor Warren Buffett, a Berkshire Hathaway, possui cerca de 93 milhões de ações da Paramount , uma empresa que atualmente navega em águas turbulentas e que os especialistas acreditam que poderá ser vendida em breve.

As ações da gigante do entretenimento vêm caindo há algum tempo. Elas caíram significativamente no ano passado, depois que a empresa delineou suas metas novas e mais agressivas para seu negócio de streaming competir com rivais como Netflix , Disney+ e Hulu . O declínio continuou nos meses seguintes, à medida que a Paramount sofreu perdas crescentes de streaming, apesar de ganhar milhões de assinantes a mais para a Paramount+ .

Existem negociações sobre a venda da Paramount e a fusão com outros gigantes do entretenimento - o mais recente dos quais é a Warner Bros. No início deste mês, o The New York Times informou que a magnata da mídia Shari Redstone, acionista controladora da Paramount Global, estava considerando vender sua participação para Skydance Mídia. A notícia do potencial acordo fez com que as ações da Paramount subissem 12% no início deste mês.

Na quarta-feira, a Axios informou que o CEO da Warner Bros Discovery, David Zaslav, se reuniu com o CEO da Paramount Global, Bob Bakish, na terça-feira na cidade de Nova York para discutir a possível fusão. O mercado não pareceu impressionado com esta possível união, com as ações da Paramount caindo ligeiramente nas negociações pós-mercado e as ações da Warner Bros Discovery caindo após o surgimento da notícia do acordo.

O que é desconcertante para alguns na situação da Paramount é que um dos investidores mais famosos e confiáveis ​​da América, Buffett, tem uma participação de 15,4% na empresa. Blogs financeiros como The Big Fat Whale calcularam que o lendário investidor caiu quase 60% em seu investimento em ações da Paramount. Será que Buffett sabe algo que nós não sabemos — ou será este o maior erro do investidor?

“Como alguém que aconselha pessoas sobre planejamento financeiro, investimentos e abertura de empresas, estou sempre de olho nos movimentos de Buffett”, disse Steven Kibbel, planejador financeiro certificado, empresário e consultor financeiro da Day Tradingz, à Newsweek . “Há décadas ele demonstra que sabe escolher ações vencedoras. Então, por que ele faria uma aposta tão grande na Paramount quando seu futuro parece tão incerto?”

De acordo com Kibbel, que se descreve como um fã do chamado Oráculo de Omaha, "Buffett não olha para as ações da mesma forma que muitos traders fazem. Ele não se preocupa com o que o preço fará no curto prazo". ou se alguma nova moda irá impulsioná-lo. Em vez disso, ele pensa como alguém que quer ser dono de todo o negócio.

“Ele quer grandes empresas que produzam produtos de qualidade e que obtenham lucros consistentemente ano após ano. Com a Paramount, ele deve acreditar que o estúdio ainda tem o que é preciso para entreter o público e ganhar dinheiro, mesmo que o caminho às vezes fique acidentado”, disse Kibbel. adicionado.

“Outra coisa em que Buffett é grande é a equipe de gestão de uma empresa. Como qualquer pessoa que inicia um novo projeto, ele só quer investir se os líderes souberem o que estão fazendo. de seus planos e habilidades", disse ele. "No final, só o tempo dirá se Buffett fez uma boa decisão sobre a Paramount ou se as ações continuam caindo."

Malcolm Ferrante, especialista especializado em finanças internacionais, investimento e tributação, líder da Unidade de Migração de Investimentos do Grupo CSB, disse à Newsweek que pode ser muito cedo para dar baixa na Paramount, apesar da recente "queda nas ações" ser preocupante.

“As tendências da mídia podem mudar rapidamente, por isso é difícil dizer com certeza o que vem a seguir”, disse ele. "O investimento de bilhões de dólares de Warren Buffett na empresa levanta questões - ele não comete erros com frequência. Ele pode ver valor oculto ou acreditar no rumo que eles estão tomando no longo prazo, mesmo que o streaming não o tenha impressionado. Outros grandes investidores também parecem interessados nas empresas de mídia hoje em dia."

Com as ações certas, disse Ferrante, a Paramount poderia reconquistar espectadores e competir com seus maiores rivais. "Mas eles precisam agir rapidamente e ao mesmo tempo fazer escolhas sábias. Será fascinante ver qual caminho eles escolherão a partir daqui. Seus próximos passos poderão moldar a indústria nos próximos anos."

Keith Donovan, consultor de startups e fundador da Startup Stumbles, disse à Newsweek que a Paramount ainda tem potencial. “Na minha opinião, Buffett vê valor no longo prazo. A empresa está entrando agressivamente na guerra do streaming”, disse ele. “Se eles aproveitarem franquias como Star Trek e Missão Impossível, poderão criar um nicho.”

Embora possa levar algum tempo para a empresa sair deste período conturbado como vencedora, “a Paramount tem o poder da marca para um retorno”, disse Donovan.

"Com a estratégia certa de maximizar IPs, controlar custos e investir em novos conteúdos, a empresa pode se recuperar."

(Com Newsweek)