Reddit apresenta declaração de registro para IPO

Em um prospecto de oferta , o Reddit divulgou seu desempenho financeiro em preparação para a venda de ações a investidores

Reddit, o site de quadro de mensagens focado na comunidade, entrou com pedido de abertura de capital na quinta-feira (22), abrindo caminho para que seja a primeira grande empresa de mídia social a estrear no mercado de ações em anos e um teste para empresas privadas após uma seca no mercado de ações inicial de ofertas.

Em um prospecto de oferta , o Reddit divulgou seu desempenho financeiro em preparação para a venda de ações a investidores. A empresa sediada em São Francisco informou que a sua receita aumentou mais de 20% à medida que as perdas diminuíram no ano passado. Acrescentou que tinha 73 milhões de usuários diários e mais de 100.000 comunidades ativas.

O prospecto dá início a um processo para o mercado de ações, com a empresa de 18 anos pronta para se encontrar com potenciais investidores para aguçar o apetite de compra de suas ações. O Reddit poderá abrir o capital na Bolsa de Valores de Nova York em questão de semanas sob o símbolo de ações RDDT. Os banqueiros do Reddit estão buscando uma avaliação de pelo menos US$ 5 bilhões em seu IPO, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto. Isso representa cerca de metade da avaliação de US$ 10 bilhões que a empresa obteve em uma rodada de financiamento privado em 2021. As negociações continuam e o preço ainda poderá subir ou cair nas próximas semanas.

O Reddit é a última de uma geração anterior de empresas de mídia social a mirar o mercado de ações, depois da oferta de alto perfil do Facebook em 2012 , do Twitter em 2013 e do Snap em 2017 . Desde então, a indústria das redes sociais mudou, enfrentando escrutínio em busca de desinformação, discurso de ódio e outros efeitos. Algumas das empresas mudaram de direção; O Facebook foi renomeado como Meta, e o Twitter foi comprado por Elon Musk , que tornou a empresa privada em 2022 e a renomeou como X.

A mudança do Reddit também é altamente esperada após uma pausa nas ofertas públicas iniciais. Apenas 108 empresas abriram o capital nos Estados Unidos no ano passado, cerca de um quarto do número que estreou em 2021, segundo dados compilados pela Renaissance Capital. Algumas das maiores ofertas de tecnologia no ano passado foram Arm, designer de chips , e Instacart , empresa de entrega de alimentos.

“Estamos abrindo o capital para avançar nossa missão e nos tornarmos uma empresa mais forte”, disse Steve Huffman, presidente-executivo do Reddit, em uma carta do fundador incluída no prospecto. “Esperamos que a abertura de capital também proporcione benefícios significativos para a nossa comunidade. Nossos usuários têm um profundo senso de propriedade sobre as comunidades que criam no Reddit.”

Huffman acrescentou que a empresa queria que “esse sentimento de propriedade se refletisse na propriedade real – que nossos usuários fossem nossos proprietários” e que “tornar-se uma empresa pública torna isso possível”. O Reddit disse que reservaria uma parte de suas ações ao preço do IPO para 75 mil dos usuários mais prolíficos da empresa, caso desejassem comprá-las.

Em seu prospecto, o Reddit disse que a receita em 2023 foi de US$ 804 milhões, um aumento de cerca de 21% em relação aos US$ 666 milhões do ano anterior. A empresa perdeu US$ 90 milhões em 2023, em comparação com uma perda de US$ 158 milhões no ano anterior, de acordo com o prospecto.

Alguns de seus maiores acionistas incluem Advance Magazine Publishers,  Tencent Cloud Europe, Vy Capital, Fidelity Management e Sam Altman, ex-membro do conselho do Reddit e executivo-chefe da OpenAI.

O caminho do Reddit para os mercados públicos tem sido longo e difícil. Fundado em um dormitório da Universidade da Virgínia em 2005 por Huffman e Alexis Ohanian, o site começou como um destino para usuários anônimos se reunirem e discutirem qualquer coisa, desde programas de TV populares até guitarras, maquiagem e lavadoras de alta pressão.

O site era o único que se concentrava principalmente em comunidades unidas, em sua maioria anônimas, todas moderadas por voluntários que autogovernavam seus fóruns, ou “subreddits”, com base em regras criadas por eles próprios. Tornou-se conhecido pelos “AMAs”, também conhecidos como sessões “pergunte-me qualquer coisa”, às vezes com figuras públicas como o ex-presidente Barack Obama, Bill Gates da Microsoft e o ator Nicolas Cage.

A empresa levantou centenas de milhões de dólares em financiamento ao longo dos anos, incluindo US$ 250 milhões e mais de US$ 410 milhões em duas rodadas de financiamento em 2021. Os investidores incluem Fidelity Investments, Andreessen Horowitz, Sequoia Capital e Tencent Holdings. Como outros esforços iniciais de redes sociais, o Reddit inicialmente evitou oferecer publicidade e ganhar dinheiro. Em vez disso, concentrou-se em formas de receita provenientes de ideias comunitárias, como um sistema de comércio eletrônico gerado pelos usuários e prêmios que os usuários poderiam comprar uns aos outros. Essas ideias ainda estão em jogo.

O Reddit acabou adotando a publicidade com base em suas comunidades focadas em tópicos. Marcas como Laneige, por exemplo, direcionaram anúncios para um fórum chamado Makeup Addiction, um dos subreddits mais ativos, no qual os usuários discutem cosméticos e como aplicá-los.

O site também construiu um negócio emergente de licenciamento de dados com base em seu enorme corpus de dados de conversas, que se tornou cada vez mais importante em meio ao frenesi pela inteligência artificial. Os modelos de IA são treinados com base em muitos desses dados para que possam se tornar mais poderosos. Na quinta-feira, o Reddit anunciou um acordo de licenciamento com o Google, que usou dados do Reddit para treinar e construir seus sistemas de IA.

“Esperamos que nossa vantagem de dados e propriedade intelectual continuem a ser um elemento-chave no treinamento de” futuros modelos de IA, disse Huffman na carta. A empresa tem uma série de acordos de licenciamento não divulgados para usar seus dados e espera faturar mais de US$ 203 milhões nos próximos três anos com esses contratos, de acordo com o documento.

O site teve sua cota de lutas. Enfrentou controvérsia após controvérsia sobre a sua recusa em moderar comunidades nos seus primeiros anos, incluindo o seu papel na disseminação de desinformação durante o atentado à bomba na Maratona de Boston em 2013 , e na hospedagem de conteúdo racista e misógino em alguns dos seus subreddits mais pequenos. No ano passado, o Reddit enfrentou uma revolta de usuários depois de alterar algumas de suas regras e restringir desenvolvedores terceirizados de usar o conteúdo do site sem pagar por isso.

O Reddit inverteu sua posição em relação à moderação e atualizou e aplicou suas políticas com mais rigor nos últimos anos, tornando mais atraente para os profissionais de marketing colocar publicidade no site.

A empresa também teve uma porta giratória de líderes em sua primeira década, sendo dirigida por quatro executivos-chefes antes de Huffman retornar para liderar o site em 2015 .

O Reddit alertou potenciais investidores que enfrentava desafios e riscos potenciais como empresa pública, incluindo o surgimento de grandes modelos de linguagem, os sistemas de IA subjacentes que poderiam agregar e sintetizar o conteúdo do site e permitir que os usuários visualizassem o Reddit sem visitar o site ou ver publicidade.

A empresa também pode enfrentar dificuldades em cortejar marcas num mercado de publicidade digital dominado pela Meta e pelo Google.

“O Reddit pode enfrentar um desafio assustador no crescimento do seu negócio de publicidade, dada a lacuna entre as capacidades da sua plataforma e aquelas que são as melhores da sua classe”, disse Eric Seufert, analista móvel independente que monitoriza de perto as empresas de redes sociais e publicidade.

A empresa também alertou que dependia muito de sua comunidade para a moderação da plataforma, e que futuras revoltas ou afastamentos poderiam prejudicar o site.

“Temos muitas oportunidades e muito a fazer”, disse Huffman.

(The New York Times)