Shopee inaugura o 10º centro de distribuição no Brasil

A empresa destaca que o novo centro representa um "passo estratégico da Shopee para fortalecer sua infraestrutura logística"

A Shopee anunciou na sexta-feira (23) uma expansão de sua rede logística no Brasil com a abertura do seu 10º centro de distribuição (CD). Localizado na região metropolitana de Goiânia (GO), no Centro-Oeste do país, o novo espaço tem como objetivo fortalecer a presença nacional da varejista.

A nova unidade opera no modelo cross-docking, onde as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas para os hubs de última milha, de onde saem os produtos que chegam à porta do consumidor final.

A empresa destaca que o novo centro representa um "passo estratégico da Shopee para fortalecer sua infraestrutura logística". "Estamos nos aproximando dos pontos de coleta do Distrito Federal e Goiás, além de permitir uma conexão de malha mais eficiente e com maior velocidade de entrega para os consumidores de toda a região", explica Rafael Flores, head de expansão e logística da Shopee.

Para efeito de comparação com outras concorrentes estrangeiras, a Shein possui cinco CDs, enquanto a Amazon tem dez e o Mercado Livre tem dez. Já o varejo nacional é mais robusto: Casas Bahia possui 29 centros de distribuição, Magazine Luiza tem 22 e Americanas possui 15.

No comunicado de anúncio do CD, a Shopee enfatiza que intensificou seus esforços para "melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros", principalmente através da otimização de sua operação logística desde a coleta dos produtos até a entrega.

Atualmente, o marketplace conta com outros 9 centros de distribuição localizados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, além de mais de 100 hubs logísticos de primeira e última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros.

Apesar do investimento, a empresa não divulga o prazo de entrega de seus produtos - que varia conforme a região e o vendedor. A Shopee também conta com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos e 1.800 pontos de coleta e entrega do marketplace, no chamado modelo PUDO (pick up / drop off), que permite que vendedores depositem seus produtos, sendo a Shopee responsável por entregá-los aos consumidores.