IBGE aponta que produção industrial voltou ao patamar pré-pandemia

Segundo o IBGE, a produção do setor em junho ficou 2,8% acima de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia

A produção da indústria brasileira em junho deste ano alcançou um nível semelhante ao de maio de 2009, conforme a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) divulgada nesta sexta-feira (02) pelo IBGE. O recorde de produção foi registrado em maio de 2011, e o nível atual ainda está 14,3% abaixo desse ponto.

Recuperação e Desafios

O gerente da pesquisa, André Macedo, destacou a importância do patamar atingido em junho, ressaltando que "há algum tempo" a produção industrial do país não superava o patamar de janeiro/fevereiro de 2009. "Isso mostra duas situações. Primeiro, que melhorou bastante em termos de patamar de produção e, segundo, que ainda tem espaço importante a ser percorrido, haja vista que, embora tenhamos suplantado a pandemia, o setor industrial ainda está 14,3% abaixo do ponto mais elevado da série histórica", disse Macedo. "Ainda tem espaço para zerar as perdas do passado", acrescentou.

Comparação Pré e Pós-Pandemia

Em relação ao período anterior à pandemia, a produção industrial brasileira hoje está 2,8% acima de fevereiro de 2020, indicando uma recuperação gradual do setor.