Itaú amplia oferta de criptomoedas com XRP, Solana e stablecoin USDC
A iniciativa acompanha o movimento de outras grandes instituições financeiras do país

Investidores brasileiros passam a contar com três novas opções de criptomoedas na plataforma do Itaú Unibanco. O banco incorporou ao seu aplicativo o XRP, a Solana (SOL) e a stablecoin USDC, ampliando seu portfólio no universo de ativos digitais.

A iniciativa acompanha o movimento de outras grandes instituições financeiras do país que vêm, gradualmente, integrando criptomoedas aos seus serviços. A estratégia busca atender à crescente demanda por ativos digitais em um ambiente mais seguro, regulado e familiar para o investidor tradicional.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de investimento em ativos digitais que seja tão segura e transparente quanto investir em outros produtos financeiros tradicionais”, afirmou Guto Antunes, head de Digital Assets do Itaú Unibanco.

A ampliação do portfólio ocorre após a estreia do Itaú no setor cripto em 2024, quando começou a oferecer bitcoin (BTC) e ethereum (ETH) na plataforma. Agora, a inclusão de novos ativos amplia as possibilidades para quem deseja diversificar investimentos no mercado digital.

Entre os destaques está a USDC, primeira stablecoin ofertada pelo Itaú. Atrelada ao dólar americano na proporção de 1:1, a moeda é emitida pela Circle e ocupa a sétima posição entre as maiores criptos do mundo. Por sua estabilidade, costuma ser usada como porta de entrada mais conservadora no mercado de criptoativos.

A Solana, sexta maior em valor de mercado, é conhecida pela rapidez nas transações e baixo custo operacional. Sua blockchain é usada em aplicações como NFTs, jogos e protocolos de finanças descentralizadas (DeFi). Já o XRP, criado pela Ripple Labs, é amplamente utilizado em transferências internacionais pela liquidez, velocidade e taxas reduzidas — atualmente, é a quarta maior cripto em valor de mercado.

 

As novas criptomoedas seguem as mesmas condições de negociação já praticadas no app do Itaú: investimento mínimo de R$ 10 e taxa de 2,5% por operação de compra.

redacao
Conta Oficial Verificada