Views
O Banco Central aumentou de 50% para 70% a probabilidade de que a inflação ultrapasse o teto da meta em 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (27) no Relatório de Política Monetária e reflete o agravamento do cenário inflacionário, com elevação dos preços e desancoragem das expectativas de mercado.
Segundo o documento, a inflação, que já vinha em patamares elevados, voltou a ganhar força nas últimas semanas, pressionando os indicadores e elevando o risco de descumprimento da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Para 2026, a probabilidade de inflação acima do teto da meta também subiu, embora de forma mais leve: de 26% para 28%.
Os dados acompanham a piora nas projeções do mercado financeiro. No último Boletim Focus, a expectativa para o IPCA de 2025 subiu para 5,68%, ante 5,65% na semana anterior. Para 2026, a previsão foi mantida em 4,40%.
O Banco Central também revisou para baixo sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A estimativa foi reduzida de 2,1% para 1,9%, em meio ao cenário de política monetária ainda restritiva e incertezas fiscais. Em contrapartida, o Ministério da Fazenda mantém uma projeção mais otimista, com expectativa de alta de 2,3% — e o ministro Fernando Haddad chegou a mencionar a possibilidade de um avanço de até 2,5% em 2025.