Haddad afirma à Moody’s que Brasil cumprirá meta fiscal em 2025
Ministro se reuniu com representantes da agência de classificação de risco nesta quinta-feira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (8) que garantiu à agência de classificação de risco Moody’s o cumprimento da meta fiscal brasileira pelo segundo ano consecutivo, durante uma reunião preparatória para a próxima revisão da nota de crédito do país. Segundo o ministro, o encontro foi focado em apresentar o cenário fiscal atual e as reformas estruturais em andamento.

“Apresentei o cenário que entendo que vai se realizar, com o cumprimento da meta pelo segundo ano consecutivo. Dei o plano de voo do que está acontecendo e sugeri a eles que não há mudança de fato em relação aos objetivos da política fiscal”, disse Haddad após o encontro.

Segundo ele, os representantes da agência demonstraram surpresa positiva com o resultado fiscal de 2024 e interesse nas medidas em curso. O ministro reforçou que a meta será alcançada conforme o arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso.

Durante a reunião, Haddad detalhou iniciativas como a reforma tributária, os avanços nos marcos regulatórios e a agenda de transição ecológica. Temas como a política monetária e a situação do INSS não foram discutidos.

O ministro também comentou sobre o projeto que o governo elabora para atrair investimentos em data centers, setor que considera estratégico para a economia e para a segurança nacional. De acordo com ele, a proposta antecipa efeitos da reforma tributária e visa incentivar a infraestrutura digital no país.

“Hoje, 60% dos dados brasileiros são processados fora do Brasil. Então, até por uma questão de segurança, mas não só, nós temos que trazer esses serviços para dentro do país”, afirmou. A proposta está sendo construída em conjunto com os ministérios da Fazenda, Indústria e Comércio (MDIC) e de Minas e Energia (MME).

redacao
Conta Oficial Verificada