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Ações da montadora premium e de seus rivais alemães Volkswagen, Mercedes-Benz e Porsche caíram entre 3% e 5%
A BMW relatou nesta quarta-feira (6) uma queda de 61% em seu lucro do terceiro trimestre, ficando abaixo das expectativas dos analistas devido à queda nas vendas na China e problemas de freio, levando suas ações ao menor nível em mais de 2 anos e meio.
Ações da montadora premium e de seus rivais alemães Volkswagen, Mercedes-Benz e Porsche caíram entre 3% e 5%, com os investidores citando a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, que ameaçou impor tarifas amplas sobre as importações.
Juergen Molnar, estrategista de investimentos da corretora RoboMarkets, disse que, embora a BMW tenha culpado principalmente os fracos negócios chineses pela queda do lucro trimestral, "as tarifas punitivas ameaçadas por Trump provavelmente se tornarão mais um fator negativo na já longa lista de fabricantes de automóveis".
O CEO da BMW, Oliver Zipse, tentou apaziguar tais preocupações, dizendo que o mercado dos EUA continuaria sendo essencial, independentemente de qual administração estivesse no comando, e que potenciais tarifas dos EUA poderiam simplesmente fazer com que a BMW vendesse mais carros localmente.
"Não devemos ficar muito nervosos com o que pode acontecer", disse Zipse aos jornalistas, apontando para a "presença muito, muito grande" da BMW nos Estados Unidos, mas também destacando a fraqueza contínua na China.
A BMW opera a maior fábrica do grupo em Spartanburg, Carolina do Sul, e a Zipse disse que a estrutura nacional da empresa também inclui 30 unidades em 12 estados dos EUA.
A BMW relatou um lucro operacional de 1,7 bilhão de euros (US$ 1,82 bilhão) no terceiro trimestre, abaixo dos 4,352 bilhões de euros no mesmo trimestre do ano passado e abaixo da previsão dos analistas de 1,8 bilhão de euros.
A receita da montadora caiu 15,7%, para 32,4 bilhões de euros em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas dos analistas de 34,3 bilhões de euros.
A empresa disse que ainda estava no caminho para uma margem de lucro operacional entre 6% e 7% em 2024. No terceiro trimestre, a margem de lucro operacional da BMW para seu segmento automotivo chegou a apenas 2,3%.
O diretor financeiro da BMW, Walter Mertl, disse em um comunicado que "com uma gestão rigorosa", o BMW Group "continua no caminho certo" para atingir sua meta de fluxo de caixa livre automotivo para 2024.
"No quarto trimestre, entregas sequencialmente maiores e um mix de produtos mais forte darão suporte aos nossos lucros."
(Reuters)