A agenda de mercados para a semana de 30 de setembro a 4 de outubro
O mercado global deve continuar focado nas discussões sobre os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos

O mercado global deve continuar focado nas discussões sobre os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos, e a volatilidade nos ativos pode se elevar nos próximos dias devido à divulgação de diversos indicadores da atividade econômica americana e aos discursos de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed). No Brasil, apesar de a semana ser mais tranquila em termos de divulgação de indicadores econômicos, o debate sobre os futuros passos do Banco Central na condução da política monetária permanece no radar dos agentes.

No cenário doméstico, o principal destaque será a divulgação da produção industrial de agosto, prevista para quarta-feira, 2. No entanto, as discussões fiscais também devem permanecer em foco, com a apresentação do resultado primário do setor público consolidado já nesta segunda-feira, 30 de setembro, e do Relatório Mensal da Dívida referente a agosto. Esse tema ganha relevância em um momento em que participantes do mercado têm criticado a gestão da dívida pública pelo Tesouro Nacional.

Agenda Internacional: atenção aos dirigentes do Fed e indicadores

No exterior, diversos dirigentes do Fed farão discursos ao longo da semana. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, já tem participação prevista em um evento nesta segunda-feira. Entre os indicadores econômicos, o destaque será o relatório de empregos (“payroll”) a ser divulgado na sexta-feira, 4, que deve concentrar a atenção dos agentes do mercado.

Ao longo da semana, outros dados relevantes também serão apresentados, como o relatório Jolts de agosto, que será divulgado na terça-feira, e o índice de atividade industrial do ISM referente a setembro, também na terça. Além disso, na quinta-feira, será divulgado o índice de atividade do ISM relativo ao setor de serviços.

Confira abaixo os principais eventos econômicos entre os dias 29 de setembro a 4 de outubro:

Domingo (29 de setembro): Prévia da produção industrial de agosto e vendas no Varejo no Japão; PMIs Composto, Industrial e de Serviços de setembro na China.

Segunda-feira (30 de setembro): Feriado na China; PIB do 2º trimestre do Reino Unidos; Boletim Focus e dados do setor público no Brasil; PMI de Chicago e Discursos de Michelle Bowmann e Jerome Powell do Fed nos EUA; Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE; taxa de desemprego de agosto e PMI Industrial de setembro no Japão.

Terça-feira (1º de outubro): Feriado na China; PMIs Industrial de setembro no Reino Unido, na Zona do Euro, nos EUA e no Brasil; prévia da inflação ao consumidor de setembro na Zona do Euro; Ofertas de Empregos JOLTs de agosto, Discusos de Raphael Bostic, Lisa Cook, Susan Collins e Thomas Barkin nos EUA.

Quarta-feira (2 de outubro): Feriado na China; Taxa de desemprego de agosto na Zona do Euro; Reunião da Opep; Produção industrial de agosto no Brasil; Variação de Empregos Privados ADP de setembro e discursos de Bowmann e Barkin nos EUA; PMI de Serviços de setembro do Japão.

Quinta-feira (3 de outubro): Feriado na China; PMI Composto e de Serviços de Setembro de Reino Unido, Zona do Euro, EUA e Brasil; inflação ao produtor de agosto e atas do BCE na Zona do Euro; Demissões Anunciadas Challenger de setembro, pedidos iniciais por seguro-desemprego e discurso de Bostic nos EUA.

Sexta-feira (4 de outubro): Relatório de Emprego Não-Agrícola (Payroll), taxa de desemprego, pagamento de salários de setembro e discurso de Bostic nos EUA; balança comercial de setembro no Brasil; Reservas Internacionais no Japão.

redacao
Conta Oficial Verificada