O aeroporto de Changi, em Singapura, foi eleito nos últimos oito anos o melhor do mundo

O aeroporto de Changi, em Singapura, foi eleito nos últimos oito anos o melhor do mundo pelo ranking Skytrax, considerado o "Oscar" da aviação. O aeroporto impressiona por diversas características que vão além das facilidades para embarque e desembarque dos passageiros. Nos terminais de Changi há piscina, cinema e até um jardim com uma cachoeira interna.

As atrações do aeroporto estão espalhadas pelos seus quatro terminais. Inaugurado em 1981, Changi foi sendo ampliado ao longo dos anos para atender à crescente demanda de passageiros. Por ano, o aeroporto movimenta mais de 60 milhões de passageiros e registra mais de 360 mil voos.

A preocupação em ter um atendimento de alta qualidade é algo que acompanha o aeroporto de Changi desde o início de suas atividades, tanto que o primeiro prêmio de melhor aeroporto do mundo foi conquistado apenas sete anos após a sua inauguração. Em 1988, o aeroporto recebeu o prêmio oferecido pela revista britânica "Business Traveller".

Piscina e cinema

A primeira grande atração do aeroporto de Changi veio em 1995, quando foi inaugurada uma piscina na cobertura do terminal 1. Hoje, o local faz parte hotel Aerotel, mas não é preciso ser hóspede para usar a piscina. Quem tem uma conexão mais longa pode aproveitar a piscina ao custo de US$ 17 por pessoa. Do alto do terminal 1, é possível ver uma parte do pátio de estacionamento dos aviões.

Em 1998, o aeroporto investiu em lounges temáticos aberto a todos os passageiros. Foi criada uma arena esportiva para transmissões de jogos e um cinema para os passageiros em trânsito. Essas áreas foram renovadas ao longo do tempo.

Atualmente, o aeroporto de Changi conta com duas salas de cinema, localizadas nos terminais 2 e 3. Elas estão fechadas temporariamente por causa da pandemia do novo coronavírus, mas em tempos normais funcionam 24 horas por dia com entrada gratuita para passageiros em trânsito pelo aeroporto.

Jardins

O que mais impressiona no aeroporto de Changi, no entanto, são os seus inúmeros jardins temáticos: de borboletas, orquídeas, girassóis e sensorial. Eles se concentram nos terminais 2 e 3 do aeroporto e servem para o relaxamento dos passageiros.

O primeiro jardim de borboletas do mundo em um aeroporto foi projetado como um habitat tropical com plantas floridas e uma gruta de cachoeira de 6 metros. São mais de 1.000 borboletas tropicais de até 40 espécies durante as diferentes estações do ano.

A céu aberto, o jardim de girassóis fica florido com mais de 500 flores simultaneamente, que duram cerca de 90 dias e chegam a 1.5 metros. Além de ser um refúgio aberto aos passageiros, como está presente na cobertura do terminal 2, o jardim de girassóis é um ótimo ponto para observação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves.

O Jardim Encantado é um espaço interativo com sons e imagens. Sensores de movimento acionam sons da natureza e desabrocham as flores, enquanto a iluminação de fibra óptica e LED, embutida nas vias ondulantes, forma um tapete de luzes.

Floresta com cachoeira

O espaço mais surpreendente do aeroporto de Changi foi inaugurado em 2019. Batizado de Jewel Changi Airport, o espaço de 137 mil m² conta com uma floresta com 900 árvores e 60 mil arbustos em quatro andares da estrutura feita de aço e vidro, além de um labirinto de plantas e 280 lojas.

O ponto mais impressionante, no entanto, é o Rain Vortex. Trata-se de uma queda d’água de 40 metros de altura que sai diretamente do teto. Segundo o aeroporto, é a maior cachoeira em ambiente fechado do mundo.

É um dos locais preferidos dos turistas para fazer uma selfie e postar nas redes sociais para provar que passaram pelo melhor aeroporto do mundo.

(Vinícius Casagrande)





Qual a sua reação?



Comentários no Facebook