Atividade de serviços do Brasil volta a crescer em fevereiro
O índice subiu para 50,6 no mês passado, após ter recuado para 47,6 em janeiro

A atividade do setor de serviços no Brasil voltou a crescer em fevereiro após uma retração registrada em janeiro, impulsionada por um aumento moderado da demanda dos clientes e por reajustes nos preços finais, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgada nesta quarta-feira pela S&P Global. O índice subiu para 50,6 no mês passado, após ter recuado para 47,6 em janeiro. Como a marca de 50 separa crescimento de contração, o resultado indica que o setor retomou a expansão após a primeira queda em 16 meses.

Apesar da recuperação, o crescimento da atividade foi contido por fatores como a redução do poder de compra dos consumidores, os custos elevados de financiamento e a limitação nos investimentos. A pesquisa aponta que, após a contração de janeiro, os novos negócios voltaram a crescer em fevereiro, embora o ritmo de expansão tenha sido inferior a qualquer outro registrado ao longo de 2024.

Com a retomada dos pedidos e uma perspectiva mais positiva para o setor, as empresas de serviços intensificaram as contratações, levando a taxa de crescimento do emprego ao nível mais alto desde maio de 2024. O levantamento também identificou pressões inflacionárias no setor, com aumentos expressivos nos custos de alimentos, mão de obra, materiais, transportes e serviços públicos. Como resposta, os provedores de serviços elevaram os preços cobrados dos clientes, atingindo a taxa de reajuste mais alta desde meados de 2022.

Entre os segmentos analisados, os serviços voltados ao consumidor foram os que apresentaram melhor desempenho em fevereiro, enquanto o setor de finanças e seguros foi o único a registrar retração. O avanço do setor de serviços, aliado ao crescimento da produção industrial, contribuiu para a elevação do PMI Composto brasileiro, que subiu para 51,2 em fevereiro, após ter registrado 48,2 em janeiro. O resultado indica uma expansão moderada da economia no início do ano.

redacao
Conta Oficial Verificada