Banco Central alerta para cautela na concessão de crédito diante de juros elevados
Apesar do alerta, o comitê avalia que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está preparado para enfrentar o risco de crédito

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central divulgou, na última quarta-feira (20), uma nota técnica recomendando maior cautela na concessão de crédito devido ao cenário econômico atual. A recomendação considera juros elevados, alta inadimplência, endividamento das famílias e das empresas.

Apesar do alerta, o comitê avalia que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está preparado para enfrentar o risco de crédito, com impactos mais evidentes em operações com micro, pequenas e médias empresas e no crédito rural para pessoas físicas.

Diante desse contexto, o Comef decidiu manter em 0% o Adicional Contracíclico de Capital Principal (ACCPBrasil), indicador que poderia exigir um reforço de capital dos bancos em cenários de maior risco. Segundo o comitê, as instituições financeiras já mantêm níveis prudenciais de capital e liquidez acima do exigido e devem continuar com uma gestão cautelosa, devido às incertezas econômicas.

A Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito apontou para uma redução da oferta de crédito e maior restrição ao risco por parte dos bancos. O Comef também segue monitorando fatores internacionais, como políticas monetárias e fiscais das economias avançadas, reprecificação de ativos financeiros globais e eventos geopolíticos, que podem impactar o cenário brasileiro.

redacao
Conta Oficial Verificada