Views
O Banco Central autorizou nesta sexta-feira (28) a mudança oficial de nome das empresas do Credit Suisse no Brasil, consolidando a incorporação do grupo pelo UBS. A autorização, publicada no Diário Oficial da União, marca mais uma etapa do processo iniciado em março de 2023 e concluído globalmente em maio do mesmo ano, após a aquisição do Credit Suisse pelo UBS.
Com a decisão, o Banco Credit Suisse Brasil passa a se chamar Banco UBS Brasil, enquanto o Banco de Investimentos Credit Suisse Brasil foi rebatizado como Banco de Investimentos UBS Brasil. Já a tradicional Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora de Valores agora se chama UBS Brasil Corretora de Valores.
A aprovação do rebranding no sistema financeiro nacional foi assinada por Carolina Pancotto Bohrer, chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC.
A fusão entre UBS e Credit Suisse foi articulada pelas autoridades financeiras da Suíça como uma medida de contenção de risco sistêmico, após o Credit ser impactado por escândalos de governança e sofrer com a perda de confiança do mercado. O episódio foi agravado pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB) nos Estados Unidos, que abalou bancos regionais e aumentou a instabilidade no setor bancário global.
Com a mudança, o UBS reforça sua presença no Brasil e assume de forma definitiva as operações locais que pertenciam ao Credit Suisse, marcando um novo capítulo para o grupo no país e no mercado financeiro global.