Views
O Inter acaba de lançar mais uma novidade em sua plataforma de investimentos internacionais: a oferta de Bonds, títulos de dívida em dólar emitidos nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da estratégia do banco digital de democratizar o acesso de investidores brasileiros a ativos globais, permitindo maior diversificação e proteção patrimonial. Agora, por meio do próprio aplicativo, os usuários podem acessar essa nova opção na seção de Investimentos EUA, desde que tenham ativado a conta global de investimentos da Inter&Co Securities.
Os Bonds são um dos instrumentos de renda fixa mais comuns no mercado americano, classificados como “grau de investimento” por agências de risco. André Cardoso, head de investimentos globais no Inter, destaca que a alta taxa de juros em dólar, atualmente no maior nível dos últimos 20 anos, torna esse tipo de investimento bastante atrativo. Além disso, o mercado dos Estados Unidos é altamente líquido, permitindo que os investidores acessem seus recursos rapidamente, se necessário. A oferta do Inter inclui Bonds de grandes empresas americanas, como Apple, Microsoft e NVIDIA, além de títulos de companhias brasileiras, como Petrobras, Embraer e Suzano.
A crescente demanda por investimentos em ativos de renda fixa em dólar por parte dos brasileiros reflete uma busca por proteção do patrimônio e diversificação de portfólio. Segundo a área de estratégia do Inter, é recomendado que até 20% da carteira de investimentos seja alocada em ativos internacionais. No entanto, a realidade atual mostra que apenas 3% dos brasileiros que investem possuem aplicações em moedas estrangeiras, de acordo com o Raio X do Investidor Brasileiro de 2023, da Anbima.
Cardoso ressalta que, no passado, o acesso ao mercado americano era restrito a um grupo pequeno e de alta renda. "No Inter, temos o grande objetivo de democratizar esse acesso, usando a tecnologia para facilitar o processo. Com poucos cliques no Super App, o cliente pode abrir a conta global de investimentos e acessar uma ampla gama de oportunidades em dólar", explica.
O investimento mínimo para aquisição de Bonds no Inter é de US$ 1.000, mas já está sendo testada a possibilidade de compra fracionada, que reduzirá o valor mínimo para US$ 100, tornando o produto acessível a mais clientes.
A oferta de Bonds soma-se a outras opções já disponíveis no Super App do Inter, como o Time Deposit, que é um título de renda fixa emitido pela filial do banco nas Ilhas Cayman, semelhante aos CDBs brasileiros. Além disso, para investidores que buscam maior exposição a renda variável, o Inter oferece a negociação de ETFs, REITs e ações de grandes empresas listadas nas bolsas de Nova York (NYSE) e Nasdaq.