BC sinaliza política de juros em nível ‘bastante contracionista’, afirma diretor
O diretor de política econômica do Banco Central ressaltou que é cedo para determinar quando o BC interromperá o ciclo de alta de juros, dado o cenário econômico delicado.

O diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Guillen, afirmou que a política de juros atual está em um patamar contracionista e caminha para ser "bastante contracionista". Essa estratégia, que visa conter a inflação ao reduzir o consumo, foi destacada durante evento da Bradesco Asset nesta segunda-feira.

Guillen ressaltou que é cedo para determinar quando o BC interromperá o ciclo de alta de juros, dado o cenário econômico delicado. Em sua última reunião, o BC elevou a taxa Selic para 12,25% ao ano e prevê mais duas elevações de um ponto percentual, em resposta a um cenário "adverso".

O diretor também destacou que o Brasil apresenta uma dinâmica distinta de outros mercados emergentes, com expectativas de juros acima dos níveis pré-pandemia, o que permitiu maior previsibilidade nas decisões da política monetária. (Com Exame)

redacao
Conta Oficial Verificada