"Bug do Nubank": falha em sistema permitiu saques de milhões
Na madrugada de sexta-feira, 8 de novembro, milhares de clientes da fintech conseguiram realizar retiradas em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas

Uma falha no sistema do Nubank, apelidada de “bug do Nubank”, gerou um frenesi nas redes sociais e resultou em saques de quase R$ 9 milhões. Na madrugada de sexta-feira, 8 de novembro, milhares de clientes da fintech conseguiram realizar retiradas em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas usando a função crédito, mesmo sem limites de crédito disponíveis. A situação veio à tona após a circulação de informações em um fórum interno de funcionários, que confirmaram o valor dos saques realizados.

A resposta do Nubank veio na forma de um comunicado em que a empresa descreveu o impacto financeiro como “imaterial”, sugerindo que, apesar dos milhões sacados, o incidente não trouxe consequências significativas ao balanço da instituição.

"Bug" viraliza e leva usuários a tentar sacar

O “bug do Nubank” rapidamente ganhou as redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter) e no TikTok, onde usuários compartilharam vídeos e relatos sobre o acontecimento. O fenômeno chegou ao ponto de se tornar um dos temas mais comentados do X e aparecer no Google Trends do dia, chamando a atenção de clientes e curiosos que se dirigiram aos caixas eletrônicos na tentativa de replicar o “feito” e sacar valores sem limite de crédito.

A extensão dos saques e regiões afetadas

Dados iniciais indicam que o problema atingiu em maior escala clientes do Sudeste do país, com quase 50% dos saques ocorrendo no estado do Rio de Janeiro e cerca de 30% em São Paulo. A estimativa é de que aproximadamente 80 mil pessoas aproveitaram a falha e conseguiram realizar saques.

Nubank: "Oscilação temporária"

O Nubank comunicou que o problema foi identificado e normalizado ainda na manhã de sexta-feira, informando que a funcionalidade de saque na modalidade crédito estava sendo restabelecida após uma oscilação que comprometeu o serviço. Em nota, o banco esclareceu que a falha atingiu apenas uma “pequena parcela” de seus clientes, que conseguiram realizar saques sem o devido limite de crédito.

Encargos e possíveis desdobramentos

Questionado sobre a possibilidade de acionamento judicial contra os clientes que se beneficiaram da falha, o Nubank evitou um posicionamento direto. A instituição, porém, reforçou que todos os saques realizados via cartão de crédito são considerados operações de empréstimo, sujeitas a juros e encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, afirmou a empresa no comunicado.

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