Views
Uma falha no sistema do Nubank, apelidada de “bug do Nubank”, gerou um frenesi nas redes sociais e resultou em saques de quase R$ 9 milhões. Na madrugada de sexta-feira, 8 de novembro, milhares de clientes da fintech conseguiram realizar retiradas em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas usando a função crédito, mesmo sem limites de crédito disponíveis. A situação veio à tona após a circulação de informações em um fórum interno de funcionários, que confirmaram o valor dos saques realizados.
A resposta do Nubank veio na forma de um comunicado em que a empresa descreveu o impacto financeiro como “imaterial”, sugerindo que, apesar dos milhões sacados, o incidente não trouxe consequências significativas ao balanço da instituição.
"Bug" viraliza e leva usuários a tentar sacar
O “bug do Nubank” rapidamente ganhou as redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter) e no TikTok, onde usuários compartilharam vídeos e relatos sobre o acontecimento. O fenômeno chegou ao ponto de se tornar um dos temas mais comentados do X e aparecer no Google Trends do dia, chamando a atenção de clientes e curiosos que se dirigiram aos caixas eletrônicos na tentativa de replicar o “feito” e sacar valores sem limite de crédito.
A extensão dos saques e regiões afetadas
Dados iniciais indicam que o problema atingiu em maior escala clientes do Sudeste do país, com quase 50% dos saques ocorrendo no estado do Rio de Janeiro e cerca de 30% em São Paulo. A estimativa é de que aproximadamente 80 mil pessoas aproveitaram a falha e conseguiram realizar saques.
Nubank: "Oscilação temporária"
O Nubank comunicou que o problema foi identificado e normalizado ainda na manhã de sexta-feira, informando que a funcionalidade de saque na modalidade crédito estava sendo restabelecida após uma oscilação que comprometeu o serviço. Em nota, o banco esclareceu que a falha atingiu apenas uma “pequena parcela” de seus clientes, que conseguiram realizar saques sem o devido limite de crédito.
Encargos e possíveis desdobramentos
Questionado sobre a possibilidade de acionamento judicial contra os clientes que se beneficiaram da falha, o Nubank evitou um posicionamento direto. A instituição, porém, reforçou que todos os saques realizados via cartão de crédito são considerados operações de empréstimo, sujeitas a juros e encargos. “O Nubank lembra que o saque via cartão de crédito é um empréstimo e está automaticamente sujeito à cobrança de juros”, afirmou a empresa no comunicado.