Segundo levantamento feito pelo Cuponomia, cupons renderam R$ 10 bilhões em vendas

O mercado de cupons de desconto on-line e cashback (sistema que significa "dinheiro de volta", em que empresas te devolvem uma parte do dinheiro que você gastou em uma compra) gerou mais de R$ 10 bilhões em vendas para o e-commerce brasileiro durante o ano de 2021. Ao usarem os cupons de desconto ou de cashback, os compradores economizaram R$ 80 milhões em compras on-line.

O dado veio a partir de um levantamento feito pelo Cuponomia, portal que reúne lojas com promoções e benefícios de cashback . O levantamento ainda mostrou que somente o Cuponomia foi responsável por gerar mais de R$ 1,3 bilhão em vendas no ano passado.

Em 2020, os cupons de desconto e cashback contribuíram com cerca de R$ 6 bilhões em transações no e-commerce brasileiro. Portanto, houve uma alta de 66,7% na comparação anual. As economias dos compradores com utilização de cupons e cashbacks somaram R$ 50 milhões em 2020, o que mostra uma alta de 60% na comparação anual. Já a contribuição do Cuponomia no ano anterior foi de R$ 1 bilhão para o e-commerce brasileiro, o que mostrou uma alta de 30% da participação da empresa no segmento.

A forma dos cupons e sistemas de cashback monetizarem as empresas (ou seja, renderem dinheiro para elas) se dá pelo volume de vendas gerados. Ao ter um cupom de desconto ou um benefício de cashback divulgado em plataformas como a Cuponomia ou Méliuz (um dos principais sites de cashback do país), a exposição das lojas aumenta. Assim, elas ganham no volume de vendas, uma vez que mais compradores estão vendo suas promoções e, portanto, estimulados a comprar nelas usando aqueles benefícios.

“O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e há uma crescente busca por vantagens na hora de realizar uma compra. O crescimento exponencial do mercado de cashback, quase duas vezes maior em comparação com os resultados de 2020, reflete muito isso”, afirma Ivan Zeredo, Diretor de Marketing do Cuponomia.

Entre as categorias com maior volume de vendas com cupons de desconto e cashback estão: celulares, eletrodomésticos, informática e cosméticos.

Nathália Larghi, Valor Investe

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