Comércio prevê 450 mil vagas temporárias para Black Friday e Natal; veja como se candidatar
Com a popularidade crescente das compras on-line, especialmente em períodos de promoções, como a Black Friday, a demanda por trabalhadores temporários é forte

Com a chegada das vendas de fim de ano, o comércio já está contratando funcionários temporários para atender à demanda sazonal da Black Friday e do Natal. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), estima-se que 450 mil contratos temporários serão firmados no quarto trimestre de 2024, principalmente para o e-commerce e o setor de logística. Esse número representa uma ligeira queda de 0,4% em relação ao ano passado, quando foram abertas 452 mil vagas temporárias.

Segundo Alexandre Lopes, presidente da Asserttem, embora a economia mostre sinais de recuperação, fatores externos, como desastres climáticos, conflitos internacionais e incertezas eleitorais, têm gerado cautela no consumo. “Além disso, a alta da Selic encarece o crédito e reduz a compra de bens duráveis, impactando a indústria e, consequentemente, a contratação de temporários”, explica Lopes.

Ainda assim, o e-commerce segue como um dos maiores geradores de vagas temporárias. Com a popularidade crescente das compras on-line, especialmente em períodos de promoções, como a Black Friday, a demanda por trabalhadores temporários é forte. “A conveniência do comércio eletrônico tem feito os consumidores recorrerem a ele, impulsionando o consumo e a criação de empregos temporários,” observa Lopes.

Vantagens do trabalho temporário para empresas e colaboradores

Para as empresas, o contrato temporário oferece flexibilidade e redução de custos. Débora Herdeiro, gerente de Recrutamento da Luandre, explica que esse tipo de contrato permite que as empresas respondam rapidamente às demandas sazonais sem os custos adicionais de um contrato permanente. “O contrato temporário também facilita a identificação de novos talentos, permitindo contratações mais seguras e alinhadas no futuro,” comenta Débora.

Para os trabalhadores, a contratação temporária representa uma oportunidade, especialmente para quem busca recolocação ou uma primeira experiência. Esses colaboradores têm direitos semelhantes aos dos funcionários CLT, incluindo FGTS, 13º salário e benefícios como vale-refeição e vale-alimentação. Na Luandre, cerca de 30% dos temporários acabam sendo efetivados. “Para aumentar as chances de efetivação, o temporário deve demonstrar interesse, estar aberto a feedbacks e colaborar com a equipe”, orienta Débora.

Daniel Moraes, diretor de Gente e Cultura da RD Saúde, reforça que a atitude do colaborador é fundamental para uma eventual efetivação. “Se tiver aquele brilho nos olhos, fará diferença”, afirma. Ele próprio iniciou sua carreira como auxiliar de caixa na rede de farmácias, passando por diversas funções ao longo de 28 anos até chegar ao cargo de diretor. “Não exigimos experiência para muitas funções e oferecemos trilhas de carreira, permitindo que, em cerca de três anos, colaboradores possam progredir até cargos de gerência,” completa Moraes.

Para quem está em busca de oportunidades neste fim de ano, o trabalho temporário oferece uma vitrine para o mercado e, em muitos casos, pode ser a porta de entrada para uma efetivação e o desenvolvimento de uma carreira.

Como se candidatar

Assaí

Considerada a segunda maior varejista do Brasil, mesmo com o movimento da Black Friday e do Natal, o Assaí não abriu vagas temporárias para este final de ano. A companhia informa que está com vagas fixas abertas, cujas contratações ocorrem em todas as épocas do ano.

Magazine Luiza

Já a Magalu abriu 3,6 mil vagas temporárias em todo o Brasil, para apoiar a operação logística durante a Black Friday, Natal e a Liquidação Fantástica no começo do ano. As vagas, com início imediato, estão distribuídas por 34 cidades e focadas em logística.

Casas Bahia

A quarta maior varejista contratou cerca de 500 funcionários temporários para o final do ano, também focando na demanda em logística. Ao InfoMoney, a Casa Bahia informou que os contratos costumam ser de 3 meses, mas as vagas para esse período já foram encerradas. Ainda assim, a empresa frisa que contratações fixas estão abertas para candidatura.

RD Saúde

A maior varejista farmacêutica do país está com 900 vagas temporárias abertas, com foco para atendentes e farmacêuticos. As oportunidades não exigem experiência prévia e, tendo em vista que há o dobro de vagas fixas abertas (incluindo outras áreas), o grupo afirma que incentiva trabalhadores temporários a buscarem a efetivação.

Grupo Pão de Açúcar

O GPA prevê 1,8 mil contratações temporárias, especialmente para as lojas no litoral de São Paulo. Segundo o grupo varejista, as vagas visam atender ao aumento da demanda nas lojas físicas, garantindo atendimento personalizado aos clientes das redes Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra Mercado e Mini Extra.

Natura

A Natura está contratando 650 temporários para suas lojas próprias em duas fases: 320 para a campanha Natura Friday e 330 adicionais para o Natal e o Ano Novo. As principais posições são de apoio, como reposição e operador de caixa, e os contratos vão até o fim de dezembro.

Os interessados podem enviar seus currículos para endereços específicos de acordo com a região. Veja abaixo:

Americanas

Com mais de 5 mil vagas temporárias para a Black Friday e Natal, a Americanas busca reforçar suas operações em 1,6 mil lojas físicas e centros de distribuição. As posições não exigem experiência e incluem benefícios como vale-refeição e acesso à plataforma Americanas Educa. Ainda no mesmo grupo, há também 70 vagas temporárias na Hortifruti Natural da Terra para as posições de manipulador de alimentos, operador de caixa, operador de loja e auxiliar de padaria.

redacao
Conta Oficial Verificada