Explosão no motor levou aéreas a suspenderem voos após incidentes nos EUA e na Holanda

Companhias aéreas imobilizaram dezenas de aviões Boeing 777 mais antigos após a falha de um motor da Pratt & Whitney, que pegou fogo, espalhar destroços sobre a periferia da cidade de Denver — o que levou os reguladores do setor nos EUA a solicitarem inspeções de emergência. É mais uma crise para a fabricante americana.

A United Airlines interrompeu as operações de 24 de seus aviões após o incidente envolvendo uma de suas frotas no fim de semana, depois que a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos ordenou verificações das pás do ventilador nos motores PW4077.

O Ministério dos Transportes do Japão suspendeu aviões com o mesmo motor nesta segunda-feira, enquanto a Korean Air Lines e  a Asiana Airlines  pararam os seus.

A própria empresa recomendou a suspensão dos voos. “Recomendamos suspender as operações dos 69 Boeing 777 em serviço e 59 em armazenamento equipados com motores Pratt & Whitney 4000-112 até que a FAA identifique o protocolo de inspeção apropriado”, disse a Boeing em um comunicado.

A Boeing, após a recomendação, manteve em terra todas as aeronaves com a família do motor avariado.

O Reino Unido ordenou o fechamento de seu espaço aéreo a aviões que utilizem o motor em questão.

"Após problemas neste fim de semana, os Boeing B777s com motores Pratt & Whitney 4000-112 serão temporariamente proibidos de entrar no espaço aéreo do Reino Unido", disse o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, no Twitter.

No Brasil, a  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está acompanhando o caso, mas que não há aeronave com esse tipo de motor em operação no Brasil:

"Sobre o incidente com a turbina de uma aeronave modelo Boeing 777, no último sábado (21), nos Estados Unidos, informamos que não há aeronaves deste modelo utilizando o motor Pratt & Whitney (PW) 4000-112 na frota brasileira", informou a assessoria de imprensa do órgão regulador. 

As ações da Raytheon Technologies Corp., proprietária da Boeing e da Pratt & Whitney, caíram nas negociações de pré-mercado nos EUA. As ações da Boeing caíram 3,9% para US$ 209 EM Nova YorK.. As da Raytheon caíram 2,9% para US$ 72,11.

O incidente no voo 328 da United Airlines de Denver para Honolulu ocorreu pouco depois de sua decolagem no sábado, com 231 passageiros e 10 tripulantes a bordo. O Boeing 777 pousou em segurança em Denver e ninguém ficou ferido pelos destroços.

Imagens do motor em chamas foram feitas por um passageiro, enquanto as pessoas no solo capturavam cenas do avião acima e das peças espalhadas perto das casas. Moradores do subúrbio de Broomfield encontraram grandes pedaços do avião espalhados pelo bairro, incluindo uma peça circular gigante de metal que caiu no quintal de uma casa.

(Bloomberg)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook