Consumo dos brasileiros cai 4,25% em fevereiro, aponta Abras
Mesmo com a alta de 12,5% nos preços dos produtos típicos de Páscoa em relação ao ano passado, o setor projeta um crescimento no consumo entre 8% e 12%

O consumo nos lares brasileiros caiu 4,25% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar da queda no mês, houve alta de 2,25% em relação a fevereiro de 2024 e de 2,24% no acumulado do primeiro bimestre. A retração mensal foi atribuída a despesas fixas típicas do início do ano, como mensalidades escolares e tributos, além do mês mais curto e do carnaval em março.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, destacou que programas de transferência de renda, reajuste do salário mínimo e pagamentos extras ajudaram a manter o consumo em alta no acumulado, mesmo com a pressão inflacionária. A expectativa da entidade é de melhora no consumo até o fim do primeiro trimestre.

A cesta de 35 produtos monitorados pela Abras subiu 0,73%, impulsionada pelo aumento nos preços dos ovos (+15,39%) e do café (+10,77%). Outros itens também apresentaram alta, como o tomate (+3,74%) e produtos de limpeza como desinfetante e sabão em pó. Em contrapartida, caíram os preços de alimentos básicos como feijão, arroz, leite e óleo de soja.

Mesmo com a alta de 12,5% nos preços dos produtos típicos de Páscoa em relação ao ano passado, o setor projeta um crescimento no consumo entre 8% e 12%. O aumento médio nos preços de ovos de chocolate foi de 14%, enquanto produtos importados como azeite, bacalhau e vinhos subiram até 20%. (Com informações da Agência Brasil)

 

redacao
Conta Oficial Verificada