Views
O Governo do Estado entregou o Ambulatório Pediátrico, que funcionará no Hospital do Servidor, prédio anexo ao Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, e atenderá crianças de 0 a 11 anos com sintomas de síndrome gripais. A proposta é garantir o atendimento ao público infantil devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias, comum no primeiro semestre, período de início das aulas e das chuvas.
O Ambulatório Pediátrico conta com sala de estabilização, observação com quatro leitos, sala de medicação, triagem e dois consultórios, além de 12 leitos de enfermaria pediátrica. Caso necessário, quatro leitos de UTI pediátrica também estarão disponíveis no Hospital Dr. Carlos Macieira.
O atendimento será realizado mediante encaminhamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nas UPAs, as crianças serão avaliadas e, em caso de necessidade de atendimento ambulatorial, serão encaminhadas para o Ambulatório Pediátrico, onde passarão por avaliação com pediatras.
No Ambulatório, que funcionará todos os dias da semana, das 8h às 19h, serão disponibilizados exames de laboratório, raio-x e tomografia. Caso necessário, também será administrada medicação e, de acordo com o quadro clínico, a criança pode ainda ficar em observação ou internação.
A médica pediatra e coordenadora do Ambulatório, Danielle Bringel, pontua que os atendimentos serão de crianças com perfil estável que necessitam de assistência ambulatorial. Crianças com um quadro mais grave permanecerão nas UPAs para que seja feito o encaminhamento para um dos hospitais de referência.
“Além do atendimento médico, iremos acompanhar a recuperação dessas crianças. Nos casos em que não for necessária internação, as crianças devem retornar em 48h para a reavaliação. Dessa forma, também acompanharemos essas crianças que vão realizar o tratamento em casa”, conclui a coordenadora.