Views
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo está na fase final de definição das medidas de corte de gastos. Após uma reunião com o presidente Lula nesta segunda-feira (4), Haddad confirmou que cancelou uma viagem à Europa para finalizar os ajustes do pacote fiscal a pedido do presidente. Ele espera que o anúncio das medidas ocorra ainda nesta semana.
Haddad destacou que o presidente trabalhou no fim de semana sobre o tema e que diversos técnicos foram convocados a Brasília para discutir os detalhes. A reunião com Lula foi interrompida por compromissos internacionais do presidente relacionados à Cúpula do G20, e Haddad afirmou que aguardará Lula para coordenar a comunicação oficial.
O pacote de corte de gastos está focado em três frentes principais: revisão das despesas obrigatórias (que consomem 90% do orçamento), possível flexibilização de repasses a fundos e limitação do crescimento de gastos acima da inflação. Também estão sendo analisadas mudanças em políticas públicas de alto custo, como seguro-desemprego e abono salarial, além do controle de alguns benefícios específicos.
Na última semana, Haddad declarou que ainda não havia uma data definida para o anúncio, mas o avanço das discussões e a recente disparada do dólar, que fechou a R$ 5,86, aumentaram a urgência para definição das medidas.