Gestão Financeira: Significado, Âmbito, Objetivos e Funções
Gestão Financeira significa planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras

Significado da Gestão Financeira

Gestão Financeira significa planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras, como a aquisição e utilização de fundos da empresa. Isso implica aplicar princípios gerais de gestão aos recursos financeiros da empresa.

Âmbito/Elementos da Gestão Financeira

1. Decisões de investimento: incluem investimentos em ativos fixos (conhecidos como orçamento de capital). Investimentos em ativos correntes também fazem parte das decisões de investimento, conhecidos como decisões de capital de giro.

2. Decisões financeiras: se relacionam com a captação de financiamento de várias fontes, o que dependerá da decisão sobre o tipo de fonte, período de financiamento, custo do financiamento e os retornos obtidos.

3. Decisão de dividendos: o gestor financeiro tem que tomar decisões em relação à distribuição do lucro líquido. Os lucros líquidos geralmente são divididos em dois:

3. 1. Dividendos para acionistas - O dividendo e sua taxa devem ser decididos.

3.2. Lucros retidos - A quantidade de lucros retidos deve ser finalizada, o que dependerá dos planos de expansão e diversificação da empresa.

Objetivos da Gestão Financeira

A gestão financeira geralmente está preocupada com a aquisição, alocação e controle dos recursos financeiros de uma empresa. Os objetivos podem ser:

  1. Garantir o fornecimento regular e adequado de fundos para a empresa.
  2. Assegurar retornos adequados aos acionistas, que dependerão da capacidade de geração de lucro, do preço de mercado da ação e das expectativas dos acionistas.
  3. Garantir a utilização ótima dos fundos. Uma vez obtidos os fundos, eles devem ser utilizados da maneira mais eficaz possível e com o menor custo.
  4. Assegurar segurança no investimento, ou seja, os fundos devem ser investidos em empreendimentos seguros para que um retorno adequado possa ser alcançado.
  5. Planejar uma estrutura de capital sólida - Deve haver uma composição justa e equilibrada de capital, de modo que um equilíbrio seja mantido entre o capital de dívida e o capital próprio.

Funções da Gestão Financeira

1. Estimativa das necessidades de capital: Um gestor financeiro deve fazer estimativas em relação às necessidades de capital da empresa. Isso dependerá dos custos e lucros esperados e dos futuros programas e políticas da empresa.As estimativas devem ser feitas de maneira adequada, aumentando a capacidade de geração de lucro da empresa.

2. Determinação da composição do capital: Uma vez feitas as estimativas, deve-se decidir a estrutura de capital.Isso envolve a análise de dívida de curto e longo prazo em relação ao patrimônio. Isso dependerá da proporção de capital próprio que a empresa possui e dos fundos adicionais que precisam ser captados de partes externas.

3. Escolha das Fontes de Fundos: Para a aquisição de fundos adicionais, uma empresa tem várias opções, como:

  • Emissão de ações e debêntures.
  • Empréstimos a serem obtidos de bancos e instituições financeiras.
  • Depósitos públicos a serem captados, como na forma de títulos.A escolha do fator dependerá dos méritos e deméritos relativos de cada fonte e do período de financiamento.
4. Investimento de Fundos: O gestor financeiro deve decidir alocar fundos em empreendimentos rentáveis para que haja segurança no investimento e retorno regular seja possível.

5. Disposição do Excedente: As decisões sobre os lucros líquidos devem ser feitas pelo gestor financeiro. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Declaração de Dividendos - Inclui identificar a taxa de dividendos e outros benefícios, como bônus.
  • Lucros Retidos - O volume a ser decidido dependerá dos planos de expansão, inovação e diversificação da empresa.

6. Gestão de Caixa: O gestor financeiro deve tomar decisões em relação à gestão de caixa.O caixa é necessário para muitos propósitos, como pagamento de salários e vencimentos, pagamento de contas de eletricidade e água, pagamento a credores, atendimento de passivos correntes, manutenção de estoque suficiente, compra de matérias-primas, etc.

7. Controles Financeiros: O gestor financeiro não só deve planejar, adquirir e utilizar os fundos, mas também deve exercer controle sobre as finanças.

redacao
Conta Oficial Verificada