Haddad defende isenção do IR para trabalhadores e compensação com alta renda
Haddad destacou que a reforma tributária em andamento é a mais ambiciosa e progressista da história do Brasil, buscando distribuir melhor a carga tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta sexta-feira (21), que o desafio na isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que ganham até R$ 5.000 mensais será compensar a perda de arrecadação tributando setores mais privilegiados. Segundo ele, é necessário que aqueles que atualmente não contribuem passem a pagar uma parcela justa.

Haddad destacou que a reforma tributária em andamento é a mais ambiciosa e progressista da história do Brasil, buscando distribuir melhor a carga tributária. Ele ressaltou que as novas regras permitirão a devolução instantânea de impostos para beneficiários de programas sociais em diversos produtos, tornando o sistema mais justo.

O ministro criticou o atual modelo, no qual a população de baixa renda arca com a maior parte da carga tributária, seja pelo consumo ou pelo desconto do IR na fonte. A proposta do governo, segundo ele, é inverter essa lógica, garantindo que quem paga menos hoje passe a contribuir, reduzindo o peso para os trabalhadores.

 

 

 

redacao
Conta Oficial Verificada