Inflação nos EUA: Dado de maio foi ideal para Fed começar a mudar foco para atividade econômica
Esta é a segunda leitura consecutiva melhor do que o esperado, o que indica que o aumento observado no início do ano foi mais cíclico do que generalizado.

Os dados de inflação ao consumidor de maio da economia dos EUA foram ideais para o mercado, particularmente devido à queda nas altas de preços de itens voláteis como energia e alimentos. Dado que já estávamos observando uma tendência muito melhor no núcleo do PCE, isso reforça a narrativa do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de que a inflação continua, de fato, em um caminho de queda.

Mais importante, esta é a segunda leitura consecutiva melhor do que o esperado, o que indica que o aumento observado no início do ano foi mais cíclico do que generalizado.

Quando consideramos a leitura atual no contexto de outros dados macroeconômicos, particularmente no lado do crescimento econômico, fica claro que o foco do Fed pode mudar da inflação para o combate a uma desaceleração econômica mais ampla. Se for esse o caso, podemos ver não apenas uma reavaliação dos futuros da taxa Fed Funds, mas também um afrouxamento das condições financeiras em geral.

Ainda mais significativo do que a reação do mercado a este relatório é o rendimento de 10 anos das Treasuries, que caiu expressivos 2,8% imediatamente após a divulgação dos números.


Isso ressalta a importância desse relatório, potencialmente até mais do que os anúncios do Fed de hoje. Além do discurso de Powell, os dados divulgados provavelmente refletirão um período mais pessimista do que as projeções atuais indicam.    ‏‏

Também poderia abrir caminho para outro movimento significativo de alta no mercado, embora se recomende cautela para uma reação de venda. Apesar disso, o tom geral permanece positivo, sugerindo que, contra todas as probabilidades, o Fed ainda está no caminho certo para alcançar seu objetivo de equilíbrio final.

Por: Thomas Monteiro, estrategista-chefe 

redacao
Conta Oficial Verificada