Views
A Microsoft iniciou o fim da Cortana, a sua assistente virtual, no Windows 11 do Insider Program. O programa da inteligência artificial — pioneira no sistema operacional da empresa — agora possui uma mensagem na abertura dizendo que o aplicativo está descontinuado. O fim do programa próprio da Cortana é mais um passo nos planos da Microsoft para substituí-la pelo Windows Copilot, desenvolvido com o “motor” do ChatGPT.
Apesar do aviso de descontinuado estar apenas no Insider Program, programa do Windows para desenvolvedores terem acesso antecipado a recursos em testes (e usuários comuns que querem usar recursos antes do lançamento), isso já é um indicativo que a Cortana dará adeus ao Windows nas próximas atualizações do sistema operacional.
E se você usa o Windows 11, fazer alguma pergunta para a Cortana você recebe, além da resposta, um aviso que em breve ela não estará mais disponível. A próxima grande atualização do Windows deve chegar no próximo mês ou outubro.
No entanto, a Cortana continuará “ativa” (aspas porque quase ninguém usa) em outros programas da Microsoft, como o Outlook e o Teams. Obviamente, não por muito tempo, já que em algum momento a empresa também encerrará a Cortana nesses lugares, colocando o Copilot em seu lugar.
Windows Copilot será a evolução da Cortana
Anunciado em maio, o Windows Copilot será o novo assistente virtual da Microsoft. O Copilot promete ser “bem mais inteligente” que a Cortana. Ele usará a linguagem de modelo grande (LLM na sigla em inglês) GPT-4, o mesmo usado pelo Bing Chat e pelo ChatGPT em sua versão paga.
O Windows Copilot terá mais integrações com aplicativos e poderá usar as APIs da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT e das tecnologias GPT-3, GPT 3.5 e GPT 4. Assim, o novo assistente deve ser mais funcional que a Cortana. Ele poderá alterar configurações do sistema com algum comando, ao invés de te ensinar como fazer.
Em um teste vazado pelo Windows Latest, o Copilot também se mostrou bem integrado aos programas da Microsoft instalados no PC do usuário.