Além da pena de prisão, ele foi condenado a pagar uma restituição de mais de 3,9 milhões de dólares canadenses (US$ 2,9 milhões)

Um operador financeiro no Canadá, identificado como Nathanael Anthony Aikman, foi sentenciado a quatro anos de prisão após enganar investidores, fornecendo-lhes informações falsas sobre os retornos de seus investimentos. A decisão foi proferida por um tribunal em Ontário, onde Aikman se declarou culpado em novembro de 2023, das acusações de fraude e negociação de valores mobiliários sem registro. Além da pena de prisão, ele foi condenado a pagar uma restituição de mais de 3,9 milhões de dólares canadenses (US$ 2,9 milhões).

Aikman, cofundador da Yonge Street Capital LLC, apresentou a empresa como um fundo de hedge que investia em diversos títulos e criptomoedas. Segundo a comissão de valores mobiliários de Ontário, a Yonge Street Capital, nomeada em homenagem à famosa rua que divide Toronto, recebeu mais de 6,2 milhões de dólares canadenses de 71 investidores ao longo de quase três anos.

Documentos do regulador revelaram que Aikman prometia um retorno garantido de 25% sobre os investimentos. No entanto, grande parte do dinheiro foi usada para fins pessoais, não relacionados aos negócios da Yonge Street Capital, prejudicando os investidores.

Seus sócios, Syed Saad Aziz e Jazib Ali Khan, também foram condenados por comércio não registrado, mas não foram considerados culpados de fraude. Aikman era o único com acesso à conta de corretagem da empresa, enquanto seus parceiros monitoravam o desempenho do fundo apenas por meio de uma planilha.

Em agosto de 2019, os investidores foram informados de que suas contas seriam liquidadas e receberiam o saldo total. No entanto, Aziz descobriu que havia sido enganado por Aikman, que havia falsificado os retornos mensais do fundo. Aziz, então, apresentou uma queixa à polícia regional de York, levando às acusações contra Aikman.

A comissão de valores mobiliários de Ontário destacou a gravidade das ações de Aikman, que usou fundos dos investidores para seu próprio benefício, comprometendo a confiança no mercado financeiro.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook