Uma sala no aeroporto de São Luís foi disponibilizada para a realização dos testes rápidos

O Governo do Maranhão iniciou, nesta quinta-feira (27), a testagem para detecção da Covid-19 no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. A ação faz parte da estratégia implantada pelo poder público estadual para intensificar o rastreamento de casos da doença nas principais entradas do estado. O trabalho teve início com a testagem no Terminal da Ponta da Espera, na terça-feira (25).

Uma sala no aeroporto de São Luís foi disponibilizada para a realização dos testes rápidos de antígeno, cuja amostra é coletada por meio de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz, que identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. O resultado sai em cerca de 15 minutos.

As pessoas que testarem positivo durante a ação serão encaminhadas para coleta de um segundo exame RT-PCR. A amostra então é encaminhada para análise no Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA). Também é levado em conta por onde essa pessoa que testou positivo para a Covid-19 passou e com quem teve contato. Dependendo da avaliação, a amostra pode ser encaminhada para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para ser realizado o sequenciamento genético e saber com que tipo de variante esse paciente está contaminado.

Além disso, as pessoas diagnosticadas com a doença serão orientadas quanto ao isolamento e comunicado o caso às companhias aéreas e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão federal responsável pela vigilância em saúde em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. 

A estrutura montada no saguão do aeroporto tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia. A testagem é voluntária e ficará disponível 24 horas, porém seguindo a programação de viagens das companhias aéreas. Para realizar a testagem é preciso apresentar documento oficial com foto e algum documento que comprove a viagem.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook