Views
O Banco Central divulgou o mecanismo de devolução de valores do Pix. A nova ferramenta marca um ano da plataforma no Brasil.O intuito do mecanismo de devolução é prevenir fraudes e também falhas operacionais, demandas feitas no decorrer desse um ano de funcionamento do Pix.
Anteriormente, o BC já estava organizando formas de proteger os usuários, como o caso do limite de R$ 1 mil nas transições do período noturno.
Devoluções em suspeita de fraudes
Para que a devolução seja possível, deverá haver uma suspeita de fraude ou uma verificação de falha operacional no sistema.
O BC informou que a instituição que utilizar o mecanismo de devolução Pix deverá notificar o usuário quanto a realização do débito na conta.
Além disso, a transação de devolução irá constar no extrato, para um maior controle dessas movimentações. Quem recebe indevidamente recursos, independente de ser por falha ou fraude, pode devolver o valor ao usuário doador com a função que já existia anteriormente.
A mudança vem então com a possibilidade da instituição de relacionamento do usuário recebedor iniciar o processo de devolução.