O IPCA-15 de junho ficou em 0,39%, abaixo da expectativa da Warren Rena de 0,42% e da mediana da Bloomberg de 0,44%

Abaixo, Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, analisa os dados divulgados nesta quarta-feira (26), sobre o IPCA-15.

O IPCA-15 de junho ficou em 0,39%, abaixo da expectativa da Warren Rena de 0,42% e da mediana da Bloomberg de 0,44%. A surpresa de -3 bps em relação ao esperado por nós é justificada por itens voláteis (passagem aérea e gasolina) e que levam o IPCA fechado de junho a um ajuste automático baixista. Por outro lado, bens duráveis como automóvel novo, e itens de higiene pessoal seguiram mostrando aceleração mais firme, refletindo não só o fim do arrefecimento da inflação externa no atacado como também o câmbio. 

Sobre os núcleos da inflação, vieram ligeiramente mais altos do que esperado por nós (0,34% média vs. 0,32% expectativa), por bens duráveis e não duráveis subjacentes. Já os Serviços Subjacentes tiveram leitura um pouco pior (1bp), e os intensivos em Mão de obra aceleraram para 0,46% no mês e 5,7% em 12 meses.
Entendemos que este número reforça nossa visão que serviços subjacentes se encontra na janela temporária boa (em torno de 5% com 5,4%), no entanto, vemos sinais de reaceleração na segunda metade do ano por conta do grupo de intensivos em mão de obra. Os itens deste grupo são mais sensíveis a renda, emprego e mais inerciais. Com isso, esperamos que o grupo de serviços subjacentes encerre o ano perto de 6%, vindo de 4,8% em 2023. 

Curto prazo:

                </p>
                                    <small></small>
                                <div class=

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook