Para evitar fake news, não é possível compartilhar arquivos diretamente

Como eu compartilho um áudio recebido no WhatsApp para uma lista de transmissão? Até onde eu sei, não é possível salvar áudio no zap. Para enviar algo para a minha lista, sempre tenho que salvar fotos e textos e fazer uma nova mensagem com esse material, e algumas coisas se perdem, como áudios.

Esse é um questionamento muito comum nos últimos tempos.

De fato, não é possível encaminhar direto textos, áudios ou imagens para listas de transmissão –é preciso salvá-los antes e criar uma nova mensagem. Isso acontece para evitar a proliferação de fake news. Afinal, para quem não sabe, pelas listas de transmissão é possível enviar uma mensagem para até 256 pessoas simultaneamente.

Já imaginaram se qualquer bobagem que a gente recebe pudesse ser compartilhada pra tudo isso de gente com apenas um toque? É tanta mensagem com remédio falso pra Covid, tanta mentira de que máscara ou isolamento social não funciona, tanta maluquice de que a vacina transforma as pessoas em comunistas ou jacarés, que o simples fato de dar um trabalhinho a mais para compartilhar pode evitar um estrago gigante e salvar milhares de vidas, fazendo com que a “mente iluminada” desista do seu intento.

Se para você tudo isso parece absurdo, mais absurdo ainda é o fato de que tanta gente realmente ainda acredita nesse tipo de lixo, com mais de 270 mil pessoas mortas de Covid-19 no Brasil, e só aumentando. Né?

Enfim, vamos lá. É possível sim salvar áudios do WhatsApp e depois enviá-los para a lista (mas sem fake news, por favor). Para fazer isso no Android, pressione o dedo em cima do áudio até aparecer “Compartilhar” ou o ícone; clique em cima. Escolha a opção de salvar nos arquivos do seu celular.

No iPhone, mantenha o dedo pressionado e depois clique em “Encaminhar”. No canto direito inferior, clique no ícone de compartilhar e selecione “Salvar em Arquivos”. Depois é só criar uma nova mensagem na sua lista de transmissão e localizar o arquivo salvo.

(Alessandra Kormann)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook