Cerca de R$ 22 bilhões ainda não foram resgatados por seus donos

Os brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 podem estar perdendo a chance de sacar um bom dinheiro extra. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 22 bilhões estão parados aguardando o resgate por parte de seus donos.

Essa quantia é referente às cotas do PIS/Pasep de quem atuou em empresas privadas ou no serviço público durante o período citado. Até 1988, as contribuições feitas pelos empregados em nome de seus funcionários eram enviadas em contas individuais no Fundo PIS/Pasep.

Esse fundo foi formado pela unificação do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Entretanto, algum tempo depois, a cota se tornou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para quem não resgatou todo o saldo antes da mudança, o dinheiro ainda está disponível. O saque pode ser feito até o dia 31 de maio de 2025. Após esse período, os valores serão devolvidos aos cofres da União sem possibilidade de nova retirada.

Saque das cotas do PIS/Pasep

Quem tem direito aos valores só precisa comparecer a uma das agências da Caixa Econômica Federal e apresentar um documento oficial com foto. Caso o trabalhador tenha falecido, seus dependentes passam a ter direto saque.

Neste caso, é preciso levar a certidão de óbito do titular e um comprovante do vínculo de dependência. A consulta do saldo está disponível no aplicativo Caixa Trabalhador ou na própria agência bancária.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook