Santander lança site para bloqueio rápido de aplicativos e cartões em caso de roubo
Nos próximos meses, o Santander pretende notificar os clientes sobre transações financeiras de alto risco, como um Pix realizado enquanto o cliente está ao telefone

O Santander Brasil criou uma nova ferramenta online para que os clientes possam bloquear de forma rápida o acesso aos aplicativos e cartões do banco em caso de roubo ou furto de celulares. A página pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet, bastando que o cliente informe seu CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco. A validação do pedido é feita por meio de biometria facial, garantindo que a solicitação seja feita pelo titular da conta.

Chamado de Bloqueio Imediato, o site está disponível no endereço www.santander.com.br/bloqueioimediato/login e fica hospedado no mesmo domínio utilizado para o acesso ao banco, sendo um canal adicional para bloqueios de acesso em situações de roubo ou furto. Segundo o Santander, o serviço permite “fechar a porta” em menos de um minuto.

Cristiano Moura, executivo responsável pela área de Antifraude do banco, explica que a escolha de um site em vez de um aplicativo facilita o bloqueio para os clientes em situações comuns, como furtos em ruas ou eventos. A ferramenta permite bloquear apenas a conta, os cartões de crédito e débito associados ou todos os serviços ao mesmo tempo.

“Trouxemos o conceito de autosserviço, sem a necessidade de ligar para uma central e eventualmente esperar em uma fila em momentos de maior demanda”, destaca Moura. Ele acrescenta que o Bloqueio Imediato é um reforço aos modelos anteriores de bloqueio, que continuam em funcionamento e já eram rápidos, levando poucos minutos.

Além disso, o banco pretende superar o obstáculo da memorização dos canais de contato em situações de perda dos aparelhos. Leandro Granja, executivo de Cyber Security do Santander, explica que o cliente pode simplesmente buscar no Google por “bloqueio imediato Santander” e acessar rapidamente a página.

O novo serviço também complementa o programa Celular Seguro, lançado pelo governo federal no final de 2023, que já conta com 2 milhões de cadastros e 68 mil alertas de bloqueio até agosto. O programa do governo bloqueia o aparelho como um todo, enquanto o Bloqueio Imediato do Santander foca no acesso aos serviços bancários.

Uma das diferenças entre os dois serviços é que o Celular Seguro exige cadastro prévio, enquanto o site do Santander dispensa essa etapa. O bloqueio também é direcionado apenas ao acesso via aparelho, sem interferir na conta bancária.

Nos próximos meses, o Santander pretende notificar os clientes sobre transações financeiras de alto risco, como um Pix realizado enquanto o cliente está ao telefone. Nesse cenário, o cliente poderá optar por continuar ou cancelar a operação.

redacao
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