Os PFAs são produtos usados mais popularmente no tratamento de têxteis

Um estudo, publicado pela revista científica Environmental Research Letters, mostrou que tapetes e carpetes podem ser os grandes vilões da qualidade do ar em uma residência.

O estudo fala dos materiais desse tipo que foram tratados para serem resistentes a manchas com uma classe de produtos químicos conhecidos como PFAs (substâncias alquil polifluoradas). 

Os PFAs são produtos usados mais popularmente no tratamento de têxteis, mas também em tintas e utensílios de cozinha, por exemplo. Essas substâncias são incrivelmente persistentes, nunca se degradam no meio ambiente e permanecem em nossos corpos por anos. Além disso, décadas de uso já resultaram na contaminação da água e do solo.

Os cientistas descobriram altas concentrações de PFAs no ar de todas as nove classes de jardim de infância que fizeram parte do estudo, além de escritórios, salas de aula de faculdade e lojas de roupas. De acordo com o resultado, os tapetes e carpetes antigos são o ponto em comum entre todos os ambientes.

Os jardins de infância foram uma preocupação especial para os pesquisadores, já que as crianças são conhecidas por serem mais propensas a respirar poeira e mais suscetíveis aos efeitos de produtos químicos tóxicos.

Uma das maiores complicações sobre o assunto é o fato de ser muito difícil saber se os PFAs são uma preocupação dentro de casa, por exemplo. Segundo Rainer Lohmann, professor de oceanologia da Universidade de Rhode Island, que liderou o estudo, é impossível até mesmo para um cientista entrar em uma casa e saber o que tem PFAs e o que não tem. Não há regulamentação que obrigue a indicação dessas substâncias em rótulos.

O pesquisador indicou que a melhor forma de evitar uma possível contaminação com essas substâncias é fazer a troca dos tapetes ou carpetes velhos à prova de mancha, se os tiver, além de assegurar uma ventilação adequada nos locais onde possa haver tais itens.

Com Casa Vogue

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook