Views
Por meio do aplicativo FGTS, todo trabalhador que possui conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, já pode simular o saldo disponível para aplicação em Fundos Mútuos de Privatização (FMPs) da Eletrobras. É por meio da aplicação financeira que os investidores poderão participar da oferta de ações da companhia, que será privatizada.
As reservas do saldo poderão ser feitas entre os dias 3 e 8 de junho na instituição financeira escolhida e autorizada pelo trabalhador.
O valor mínimo para a aplicação é de R$ 200 por trabalhador. É possível utilizar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS.
As condições para desestatização da empresa e previsão de aplicação de recursos da conta FGTS em FMP foram aprovadas pela Resolução nº 203/2021 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
Como autorizar a aplicação
A aplicação dos recursos pode ser realizada pelo trabalhador no banco ou corretora de sua escolha, dentre aquelas habilitadas a operar com os fundos.
Mas, antes, é preciso que o interessado acesse o app FGTS e autorize a instituição a consultar o saldo disponível de sua conta vinculada e a realizar a reserva dos valores.
Além do aplicativo FGTS, o trabalhador poderá, nas agências da Caixa, consultar o saldo disponível para aplicação nos fundos, simular a aplicação e autorizar uma instituição administradora de FMP-FGTS a efetuar a reserva dos valores para aplicação.