Há anos, a hipertensão, também chamada de “pressão alta”, é uma preocupação no país

Quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias são constantemente altos, a pessoa é considerada hipertensa. Essa condição é popularmente conhecida como “pressão alta”, e em 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) tratou cerca de 28 milhões de casos de hipertensão em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O diagnóstico é confirmado quando o paciente apresenta no mínimo 14 por 9 de pressão arterial em duas consultas seguidas. Alguns aspectos podem influenciar na hipertensão, tais como o estilo de vida pouco saudável, altos níveis de estresse, tabagismo, consumo excessivo de álcool, herança familiar e falta de atividades físicas constantes.

É preciso ter muito cuidado com a pressão alta, pois na maioria das vezes ela é desenvolvida de uma maneira silenciosa. O Ministério da Saúde estima que apenas 10% dos 38 milhões de hipertensos fazem o acompanhamento da doença.

É importante sempre alertar sobre os perigos e os cuidados que se deve ter para a prevenção ou controle dessa doença crônica, pois, afinal, ela é a maior causa de mortes no Brasil. Especialistas afirmam que a hipertensão leva vários malefícios a diferentes órgãos do corpo humano.

Com isso, o coração tende a usar mais força para realizar sua função de bombear o sangue para o corpo, e a consequência disso é a dilatação desse órgão vital. Para evitar consequências como essas, é necessário ter um bom planejamento alimentar.

As refeições diárias devem ser ricas em fibras, compostos bioativos e vegetais. Além do controle da pressão, esse tipo de dieta controla a glicose e o colesterol. Diante disso, confira a seguir alguns alimentos que devem ser evitados, ou até proibidos para hipertensos.

Sal e alimentos multiprocessados

Quando o sal é consumido em excesso, o sódio concentra uma alta quantidade de líquido. Como consequência disso, os fluidos nos vasos sanguíneos são elevados.

Cafeína

O consumo constante de cafeína dificulta o fluxo nos vasos, portanto, aumentando a pressão arterial.

Carnes vermelhas e processadas

As carnes vermelhas devem ser evitadas nas refeições por causa da concentração de gorduras saturadas.

Gordura trans e saturada

Esses tipos de gordura, se consumidos constantemente, a longo prazo podem propiciar um infarto e aumento de peso.

Além desses alimentos citados, doces e bebidas com muito açúcar, carboidratos simples, molhos e pizzas também devem ser evitados ao máximo.

Bruna Machado

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook