Veja quais são as tecnologias mais importantes para 2022
Os algoritmos de Machine Learning vão contribuir para uma produção mais sustentável nas empresas

Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes para 2022, na opinião de líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Este é o resultado da pesquisa O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um Estudo Global do IEEE, realizado pelo Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, entre os dias 8 e 20 outubro de 2021.

O estudo envolveu 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI. Um em cada cinco especialistas (21%) apontaram a IA e Machine Learning como os principais destaques tecnológicos para 2022. Computação na nuvem (20%) e a banda 5G (17%) também foram citadas. E 95% deles concordam - incluindo 66% que concordam fortemente - que a IA conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos 5 anos.

Para Vicente Lucena, membro do IEEE e professor da Universidade Federal do Amazonas, os algoritmos de Machine Learning - aprendizado de máquina - uma das tecnologias mais citadas na pesquisa, vão contribuir para uma produção mais sustentável nas empresas. "A utilização desta tecnologia favorece as indústrias a otimizar o tempo na fabricação de linha de montagem; aumentar a qualidade dos produtos e, consequentemente, baixar custos", analisa.

Pesquisa no Brasil - Os líderes brasileiros em TI, entrevistados pelo IEEE, acreditam que o setor de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%) foram as três áreas mais impactadas pela tecnologia em 2021. Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos. E 48% acreditam que, nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs.

Banda 5G - Uma das tecnologias mais citadas na pesquisa foi a banda 5G, que deve chegar ao Brasil em meados no ano que vem. Quando perguntados quais das seguintes áreas o 5G mais beneficiará no próximo ano, os líderes de tecnologia apontaram:

• telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de registros de saúde (24%)

ensino e educação em distância (20%)

● comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (15%)

● entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (14%)

● fabricação e montagem (13%)

● transporte e controle de tráfego (7%)

● redução de carbono e eficiência energética (5%)

● agricultura (2%)

Dispositivos conectados - Como resultado da mudança para o trabalho híbrido e a pandemia, mais da metade (51%) dos entrevistados afirmam que o número de dispositivos conectados aos seus negócios - como smartphones, tablets, sensores, robôs, veículos e drones -, aumentou até 1,5 vezes. Para 42% dos entrevistados o número de dispositivos aumentou mais de 1,5 vezes.

No entanto, as perspectivas divergem globalmente quando perguntados sobre o gerenciamento destes dispositivos: 78% na Índia, 64% no Brasil e 63% nos EUA concordam que o crescimento dos dispositivos será incontrolável, enquanto uma grande parcela na China (87%) e pouco mais da metade (52%) no Reino Unido discordam.

redacao
Conta Oficial Verificada