Fraude com programa do IR instala vírus em computadores
Publicidade
Carregando anúncio...
Ao acessar essas páginas fraudulentas e baixar o suposto PGD, o usuário acaba instalando um malware

Com o início do período de entrega do Imposto de Renda, que vai até 30 de maio, golpistas têm aproveitado a movimentação dos contribuintes para aplicar fraudes digitais. Criminosos estão espalhando versões falsas do Programa Gerador da Declaração (PGD), única ferramenta liberada até o momento pela Receita Federal para preenchimento da declaração.

A Receita já recebeu mais de 2 milhões de documentos e espera um total de 46,2 milhões até o fim do prazo. No entanto, o aplicativo Meu Imposto de Renda e o preenchimento direto no portal e-CAC só estarão disponíveis a partir de 1º de abril. Esse cenário, de certa limitação inicial de opções, tem sido explorado por golpistas que criam sites com aparência similar à do portal oficial da Receita para enganar os usuários que buscam o programa.

Ao acessar essas páginas fraudulentas e baixar o suposto PGD, o usuário acaba instalando um malware. Esses programas maliciosos podem ter diferentes finalidades, como espionar tudo o que é digitado, transformar o computador em uma máquina controlada remotamente por criminosos, ou ainda roubar dados bancários e pessoais. Em alguns casos, o acesso ao computador é bloqueado até que um resgate seja pago em criptomoedas, dificultando o rastreamento pelas autoridades.

Segundo Paulo Trindade, gerente de inteligência de ameaças cibernéticas da ISH Tecnologia, um dos sinais de que o computador foi comprometido é o comportamento anormal do sistema, como lentidão, travamentos frequentes e a abertura de programas não solicitados. Ele alerta que esses ataques podem comprometer não apenas a segurança pessoal do usuário, mas também dados sensíveis de empresas, caso o malware seja instalado em máquinas corporativas.

Para evitar cair em golpes, a orientação é clara: o PGD deve ser baixado exclusivamente pelo site oficial da Receita Federal. No portal, o usuário deve localizar o item “Programa IRPF 2025 Ano-calendário 2024” e clicar em “Baixar programa” de acordo com o sistema operacional utilizado. A instalação é automática tanto para Windows quanto para outras plataformas, como MacOS e Linux.

Após a instalação, o programa solicitará algumas permissões básicas, como a criação de atalho e a abertura de arquivos de dados. Com essas etapas concluídas, o contribuinte já pode iniciar o preenchimento da declaração de forma segura.

 

Em tempos de alta atividade digital e riscos cibernéticos, o cuidado na hora de buscar e instalar programas oficiais é fundamental. Um clique errado pode comprometer não apenas a declaração do Imposto de Renda, mas toda a segurança digital do usuário.

redacao
Conta Oficial Verificada