EconomiaInternacionalMercadosNotíciasPolítica

EUA oficializam tarifa de 50% contra exportações do Brasil

A Casa Branca justificou a medida como resposta a ações do governo brasileiro consideradas “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional e à economia norte-americana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nessa quarta-feira (30) uma ordem executiva que eleva para 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, acrescentando um aumento extra de 40% à taxação já existente.

A Casa Branca justificou a medida como resposta a ações do governo brasileiro consideradas “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional e à economia norte-americana.

O decreto, baseado na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), também declara emergência nacional para enfrentar práticas atribuídas a autoridades brasileiras, especialmente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Washington acusa Moraes de perseguir opositores políticos, censurar conteúdos críticos e impor exigências que prejudicariam empresas e cidadãos americanos no Brasil.

Entre as sanções adicionais, Trump determinou a revogação de vistos de Moraes, de outros ministros do STF e de seus familiares imediatos. A Casa Branca afirma que a ação busca proteger empresas e cidadãos dos EUA, além de salvaguardar a liberdade de expressão diante das decisões da Justiça brasileira.

Postagens relacionadas

1 of 478