As bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira (3), com novos recordes. O Stoxx 600 subiu 0,50%, aos 570,45 pontos, acumulando mais de 2% de valorização na semana, após renovar máximas históricas. O FTSE 100, de Londres, também bateu recorde, aos 9.491,25 pontos (+0,67%), enquanto o CAC 40 avançou 0,31% e o DAX caiu 0,18%.
O movimento ocorre em meio à atenção global ao risco de shutdown nos EUA e às declarações da presidente do BCE, Christine Lagarde, que afirmou que a instituição está em “boa posição” e manterá a política monetária firme. Entre os destaques, o setor de saúde seguiu em alta após acordo do governo americano com a Pfizer, e o Raiffeisen Bank disparou 7,3% com notícias de possível suspensão de sanções da UE contra um oligarca russo.
A semana positiva reflete o maior otimismo dos investidores com a resiliência da economia da zona do euro e com a possibilidade de que políticas monetárias menos restritivas sustentem o crescimento. Esse cenário tem favorecido setores sensíveis a juros e riscos externos, ao mesmo tempo em que reforça o apetite por ações em meio à busca por ativos de maior rentabilidade.