A partir da próxima segunda-feira (3), a Bolsa de Valores brasileira (B3) adotará um novo horário de funcionamento, em razão do término do horário de verão nos Estados Unidos, na Alemanha e no Reino Unido. A mudança visa manter o alinhamento com os principais mercados financeiros globais e garantir a eficiência na formação de preços.
O mercado à vista de ações passará a operar das 10h às 17h55, pelo horário de Brasília. Nos cinco minutos seguintes, entre 17h55 e 18h, ocorrerá o chamado “call de fechamento” — um leilão que define o preço justo dos ativos com base nas ordens de compra e venda recebidas durante o período.
A principal alteração será o fim do “after market”, o período extra de negociações após o pregão regular. A B3 informou que essa etapa será mantida apenas em dias de vencimento de opções. Com isso, os investidores terão de ajustar suas operações dentro do horário regular.
O cancelamento de ofertas também terá novos horários: pela manhã, entre 9h30 e 9h45; e após o fechamento, das 18h25 às 18h45.
Outros segmentos da Bolsa também terão ajustes. O mercado a termo funcionará das 10h às 18h25; o de opções, das 10h05 às 17h55; e o de futuros do Ibovespa, das 9h às 18h25.
Segundo a B3, as alterações “têm como objetivo adequar os horários locais às mudanças nos principais centros financeiros internacionais, garantindo sincronia nas operações e maior eficiência na formação de preços nos diferentes mercados”.









