EconomiaFinançasMercadosNotícias

B3 lança contratos de opções ligados à política monetária global

Derivativos permitem negociar expectativas sobre juros globais

A B3 anunciou nesta quarta-feira (17) o lançamento de três contratos de opções ligados à política monetária internacional, permitindo a negociação das decisões de juros dos Estados Unidos, da Europa e do México. Os novos instrumentos seguem o mesmo modelo das opções de Copom, introduzidas pela bolsa brasileira em 2020, e ampliam o portfólio de derivativos de juros oferecidos ao mercado.

egundo a B3, os contratos atendem à demanda por instrumentos que permitam negociar, de forma simples, expectativas sobre decisões de política monetária que impactam a economia global. Além da negociação, as opções funcionam como um termômetro das expectativas dos investidores quanto aos movimentos das taxas básicas nessas economias.

O funcionamento é semelhante ao das opções de Copom: o investidor assume posição conforme sua expectativa de manutenção, alta ou corte dos juros e paga ou recebe um prêmio entre 0 e 100 pontos, que reflete a probabilidade atribuída pelo mercado ao cenário negociado. Se a decisão confirmada coincidir com a aposta, o titular recebe 100 pontos; caso contrário, o resultado se limita ao prêmio negociado.

A negociação ocorre até o fim do pregão do dia em que a autoridade monetária divulga a decisão sobre os juros, com vencimento no dia útil seguinte. A B3 informou ainda que tem mapeados 22 novos produtos no mercado de derivativos para lançamento entre 2026 e 2027, após entregar 19 produtos ao longo de 2025.

Postagens relacionadas

1 of 547