Os investidores pessoa física movimentaram R$ 517,3 bilhões em ações no mercado à vista da B3 entre janeiro e dezembro de 2025, de acordo com levantamento da plataforma Datawise+, solução desenvolvida pela própria B3 em parceria com a Neoway. Na comparação com os 12 meses anteriores, o volume financeiro negociado nesse segmento registrou crescimento de 2,3%.
O estudo considera exclusivamente as operações realizadas no mercado à vista de ações, que representam parte relevante da atuação do investidor individual na bolsa brasileira. Quando ampliado o escopo para incluir outros instrumentos negociados nesse ambiente, como Brazilian Depositary Receipts, fundos de índice, fundos imobiliários e ativos correlatos, o volume total movimentado por pessoas físicas alcançou R$ 747,7 bilhões no acumulado de 2025.
Nesse recorte mais amplo, que engloba todos os produtos disponíveis no mercado à vista, o avanço foi de 1,22% no período de janeiro a dezembro, refletindo uma expansão moderada da participação financeira desse grupo de investidores ao longo do ano. Os dados consolidam a presença contínua da pessoa física nas negociações da bolsa, mesmo em um cenário de variações nas condições macroeconômicas e financeiras.
Entre as ações mais negociadas pelos investidores pessoa física em 2025, lideram o ranking os papéis da Petrobras, da Vale e do Banco do Brasil. Também figuram entre os ativos com maior volume negociado as ações da Magazine Luiza, da Embraer, do Itaú Unibanco, da Prio, do Bradesco, da Brava Energia e da Weg.










