O conglomerado Inter liderou o ranking de reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento no terceiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (23). O levantamento considera apenas queixas consideradas procedentes após análise do órgão regulador.
De acordo com o BC, o Inter somou 3.862 reclamações procedentes, o que resultou em um índice de 96,37 ocorrências a cada milhão de clientes. O conglomerado C6 Bank ficou na segunda posição, com 1.726 reclamações e índice de 53,03, seguido pelo Bradesco, que registrou 5.718 queixas e índice de 51,74.
Entre as instituições de pagamento e fintechs, o Mercado Pago ficou em quarto lugar, com índice de 51,58, seguido por PicPay (50,06), Pagseguro (47,31) e Neon Pagamentos (34,58). Entre os grandes bancos tradicionais, além do Bradesco, aparecem o Itaú, com índice de 45,13, o Santander (29,25), a Caixa Econômica Federal (25,87) e o Banco do Brasil (25,85).
O BTG Pactual, que aparece agregado ao Banco Pan, registrou índice de 32,23. O ranking inclui ainda 99Pay (18,21), Nu Pagamentos — empresa controladora do Nubank — com 12,67, e a CloudWalk, com índice de 9,55.
O Banco Central elabora o ranking trimestral com base nas reclamações registradas pelos clientes e que resultam em sanções ou reconhecimentos formais de irregularidades pelas instituições financeiras. O índice pondera o número de queixas pela base de clientes, permitindo comparar o desempenho de bancos de diferentes tamanhos.
O relatório também serve como indicador de qualidade do atendimento e cumprimento das normas do sistema financeiro. Segundo o BC, a divulgação busca incentivar a transparência e a competitividade entre instituições, estimulando a melhoria dos serviços prestados ao consumidor.









