Olimpíadas não poderá ter presença de público define comitê do Japão

Anúncio foi feito horas depois da adoção do estado de emergência na capital japonesa

As Olimpíadas de Tóquio, que começam dia 23 de julho e seguem até 8 de agosto, não poderão contar com a presença do público nas arenas de jogos.

A decisão foi tomada nesta quinta (8) pelo comitê olímpico após o governo do Japão anunciar estado de emergência por conta do aumento no número de casos da Covid-19 no país.

Os japoneses estão preocupados com o avanço da doença e lentidão da vacinação no país. Atletas brasileiros já chegaram ao Japão, assim como de outras nações.

Nos últimos dias, a cidade de Tóquio registrou um aumento do número de infectados pelo novo coronavírus, o que levou o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, a tomar a decisão pelo estado de emergência. Porém, segundo ele, as medidas poderão ser revistas e, eventualmente flexibilizadas caso o sistema de saúde japonês apresente melhorias e caso a vacinação em massa da população japonesa gere resultados promissores, o que ainda não aconteceu. Entretanto, para evitar que novos casos surjam, foi tomada a decisão de vetar a presença de público nas arenas. Apenas delegações e pessoal credenciado estão autorizados.